Lagoa Limpa Mar de Peixe 2 anos

Lagoa Limpa Mar de Peixe comemora dois anos. Parabéns!

Compartilhe essa matéria:

Parabéns, projeto! Parabéns, Maricá! 

Parabéns! Acima de tudo, foi um lindo aniversário de um projeto tão importante para Maricá. De fato, o projeto “Lagoa Limpa Mar de Peixe” da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca completou dois anos de atividades nesta sexta-feira, 05/04.

Lagoa Limpa Mar de Peixe 2 anos

 

Para comemorar, a equipe da secretaria realizou uma ação ambiental. Desse modo, fizeram um mutirão de coleta de detritos, plantio de 50 árvores nativas. Além disso, foi feita a fixação de uma placa de sinalização na divisa natural das lagoas do Padre e da Barra, que ficam em Ponte Preta.
 
Lagoa Limpa Mar de Peixe 2 anos
 
 
Então, alunos da Escola Municipal Guaratiba, no bairro de mesmo nome, participaram da iniciativa. A alegria dos pequenos na hora da limpeza era visível.
 

Objetivo do Lagoa Limpa Mar de Peixe

 
O projeto tem como objetivo principal a educação socioambiental e o fortalecimento da cultura caiçara. De fato, o projeto pretende alcançar todo o complexo lagunar e canais formando o ecossistema costeiro junto à orla e às ilhas Maricás. Essa semente da preservação das lagoas começa na educação. Sem dúvida, através de um trabalho de conscientização para que as pessoas não joguem mais lixo. Isso é fundamental para garantir o ciclo reprodutivo de peixes, crustáceos e moluscos aquáticos. 
Lagoa Limpa Mar de Peixe 2 anos 
 
Gerhard Sardo é o coordenador do projeto “Lagoa Limpa Mar de Peixe“, realizado através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. Desse modo, o trabalho desenvolvido vem semeando cidadania ecológica junto aos alunos da rede pública municipal maricaense.
 

Palestras sobre piscicultura

Alem disso, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) estão realizando palestras gratuitas sobre piscicultura (criação de peixes de água doce em cativeiro).
As palestras de piscicultura têm como objetivo estimular os moradores a terem um sistema de criação para consumo próprio, com base no projeto “Peixe na mesa”.
Já foram realizadas duas palestras e em abril e maio serão mais duas, veja abaixo:
 
  • a seleção de áreas para piscicultura (22/02) – REALIZADA.
  • a regularização ambiental para piscicultura (22/03) – REALIZADA.
  • o manejo para piscicultura (12/04) e
  • as boas práticas para o pescado (17/05).
Então, clique aqui e veja álbum de fotos cedidas por Gerhard Sardo sobre essa feliz comemoração. E que venham muitos anos de vida para a nossa Lagoa Limpa Mar de Peixe.
 
Enfim, veja também:
 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: