plano de ação

Plano de ação preventivo – Efeito das chuvas

Compartilhe essa matéria:

Um plano de ação preventivo está sendo feito pela Prefeitura, devido aos efeitos das chuvas. As fortes chuvas que caíram sobre o estado do Rio na última segunda-feira (11/11) causaram transtornos em alguns pontos de Maricá. Segundo dados da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, a precipitação foi grande em alguns locais. Entre esses locais, Barra de Maricá (41,6 mm). Do mesmo modo, foi muito forte na Mumbuca (97.0 mm) no acumulado de 24 horas. Por certo, esses foram dados dos pluviômetros disponíveis no município do Alerta de Cheias – INEA. Contudo, apesar do volume, a secretaria não recebeu chamados.

Desse modo, o índice é considerado bastante elevado, mas na avaliação geral a cidade suportou bem uma chuva em quantidade atípica e em período curto de tempo. Alguns locais, como no Centro, as ruas chegaram a encher. Pois as redes não comportaram a quantidade de água, mas o escoamento funcionou de forma rápida. A Prefeitura mantém um programa constante de prevenção a enchentes, com ações de dragagem e limpeza de canais e redes e a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar); assim que as condições permitiram, fez um levantamento dos pontos onde serão feitas novas intervenções.

Plano de ação preventivo

De acordo com a Diretoria de Obras Indiretas da Somar, o bairro das Pedreira foi um dos pontos onde houve alagamentos. Consequentemente, o bairro será atacado com a continuação das obras iniciadas. E, assim, sofrerá uma intervenção para a implantação de mais galerias de grande porte, interligadas ao canal nas proximidades da Praça Conselheiro Macedo Soares.

No entanto, no Condado, a avaliação é a de que as ruas encheram por conta da pequena capacidade dos bueiros. Nesse caso, a autarquia vai programar a instalação de mais bocas-de-lobo para melhorar a drenagem.

Do mesmo modo, outro ponto de atenção para a Prefeitura é o Recanto e o Barroco em Itaipuaçu e o Centro de Maricá.

No Recanto, já foi feita a licitação para a implantação de mais pavimentação e mais galerias de drenagem. No Barroco, o planejamento está sendo concluído e as obras de macrodrenagem devem começar no fim de janeiro de 2020. No Centro, a Rua Domício da Gama deve também receber intervenção de drenagem a partir do início de janeiro.

Veja também:

>>Procon – Alerta para compras no Black Friday

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: