Pesquisador Canadense

Pesquisador Canadense em teleconferência em Maricá.

Compartilhe essa matéria:

Pesquisador Canadense em Teleconferência no CEU

No último dia 16/01, foi feito o Segundo Encontro de Teleconferência promovido pela Secretaria de Assistência Social de Maricá com Dan Small: médico, antropólogo e pesquisador da Universidade de British Columbia, no Canadá. A teleconferência com o pesquisador canadense ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), na Mumbuca e foi mediado pelo integrante do movimento “Respeito é bom e eu gosto”, de Paulo Oliveira. Feita através do Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Sapad) e do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e em parceria com as “Redes Unidas”.

 

O evento fez parte do curso “Redescobrindo práticas de proteção e garantias de direitos”. No centro da exposição, estava o tema sobre zonas de aceitação, a proposta era, ao invés das pessoas se ajustarem aos serviços, fazer com que os Serviços fossem moldados para as pessoas em serviço. O veículo condutor para que os participantes pudessem debater foi o artigo do pesquisador canadense “Criando Zonas de Aceitação”, publicado no livro intitulado “Criminalização e Acolhimento”. O médico e antropólogo afirma:

 

“É preciso derrubar barreiras estigmatizadas pela sociedade para uma aproximação de qualidade com o público alvo, através do programa das moradias sociais por exemplo.”.

 

 

Um Encontro sobre Drogas e Inclusão Social

 

 

Os participantes perguntaram ao pesquisador se o programa conseguia emancipar o seu público alvo. Além disso, também perguntaram quais os métodos utilizados para lidar com crianças e adolescentes usuários de substâncias químicas dentro de residências. Por fim, se houve aceitação do Estado e da sociedade com este programa, visto que no Brasil as ocupações são feitas baseadas em conflitos.

 

Por fim, em maio esse curso será certificado como uma extensão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Dando continuidade com a presença do próprio Dan Small em Maricá. O Encontro da 3ª Teleconferência será realizada no dia 18 de Fevereiro, às 14h, na sede da OAB de Maricá, em Araçatiba.

 

Enfim, veja mais sobre Inclusão Social:

 

Inclusão Social: Reunião para falar sobre ações inclusivas

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: