Pequenas empresas

Pequenas empresas tomam conta do mercado de trabalho

Compartilhe essa matéria:

A Organização Mundial do Trabalho divulgou na quinta-feira (dia 10/10), que as micro empresas e pequenos negócios constituem um papel importante na geração de empregos.

Sendo assim, uma parte das estratégias de desenvolvimento social e econômico será voltada para estas pequenas empresas e micro negócios.

Além disso, há também recomendações voltadas para sustentabilidade ambiental, incentivo a transição para economia formal e facilitar o acesso às finanças.

E principalmente, compreender como a produtividade da empresa é moldada para um ecossistema mais amplo.

Os dados da pesquisa foram coletados em 99 países, portanto, isto sugere que as pequenas empresas e micro negócios representam 70% das oportunidades de emprego.

Porém, o estudo aponta que 62% desses empregos estão alocados dentro da informalidade. O que implica em salários mais baixos, falta de segurança e seguridade social.

Contudo, a informalidade varia entre os países, 5% na Suíça, Brunei, Bélgica e Áustria. E 90% em Madagascar, Costa do Marfim e Benin.

O relatório aponta que, em países com baixa renda, a porcentagem de empregos em pequenas empresas e micro negócios, é de quase 100%. Porém, nos países de alta renda, a porcentagem vai até 58%.

Micro empresas possuem até nove funcionários, embora as pequenas empresas possuam até 49 funcionários, segundo a definição.

Segundo Dragan Radic, chefe da Unidade de Pequenas e Médias Empresas da Organização Internacional do Trabalho, estamos observando atualmente uma diferença no mercado de trabalho.

Pois é a primeira vez que as chamadas pequenas unidades econômicas de emprego abrangem um grupo tão grande de países. Particularmente países com baixa e média renda.

Como faço para abrir pequenas empresas?

Há alguns sites que você pode acessar, preencher os formulários e ganhar seu CNPJ. Porém tem algumas restrições, por exemplo, se você é servidor público federal e está exercendo a profissão.

Ou se você é servidor público municipal ou estadual verifique os critérios da legislação do seu estado ou município.

Se você é pensionista do RGPD\INSS inválido. Se você é titular, sócio ou administrador de outra empresa, que possua mais de um estabelecimento.

Ou se você é sócio de sociedade empresária de natureza contratual ou administrador de sociedade empresária, sócio ou administrador em sociedade simples.

Veja também:

>>Encontro Anual de Paraquedistas em Itaipuaçu 2019!

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: