Órgãos federais

Órgãos federais terão caixas pretas abertas, diz Bolsonaro

Compartilhe essa matéria:

Órgãos federais

Horas antes de dar posse hoje (7), em solenidade no Palácio do Planalto, aos dirigentes do Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal uma revelação foi feita. De fato, o presidente Jair Bolsonaro disse que a caixa-preta de diversos órgãos federais começou a ser aberta. Na sua conta pessoal do Twitter, Bolsonaro afirmou que

“muitos contratos foram desfeitos e serão expostos”, escreveu o presidente no Twitter.

Segundo ele,

“com poucos dias de governo, não só a caixa-preta do BNDES, mas,[também] de outros órgãos federais“, está sendo levantada e será divulgada.

De fato,

“Muitos contratos foram desfeitos e serão expostos, como o de R$ 44 milhões para criar criptomoeda indígena que foi barrado pela ministra [de Mulheres, Família e Direitos Humanos] Damares [Alves] e outros”, completou.

Bolsonaro diz que caixa-preta de órgãos federais começou a ser aberta

Com efeito, o presidente se refere à decisão de Damares Alves de suspender um contrato de R$ 44,9 milhões da Fundação Nacional do Índio (Funai). Segundo a imprensa, o contrato incluía a elaboração de mapeamento funcional, criação de banco de dados territoriais e implementação de criptomoeda para populações indígenas. 

Continua após publicidade

Nova Sideral sliderQuiosque Garota de Maricá

No final da manhã, tomaram posse no Banco Brasil, Rubem Novaes; no BNDES, Joaquim Levy; e na Caixa, Pedro Guimarães.

Além disso, o presidente tem hoje despachos com o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU). Como também, do deputado federal Fábio Ramalho. (MDB-MG).

Bolsonaro quer transparência em atos dos governos atual e anteriores

Acima de tudo, para o presidente, não pode haver “confidencialidade pretérita“.

Com efeito, o presidente Jair Bolsonaro disse que a transparência será marca de seu governo. Desse modo, reforçou a missão aos novos dirigentes de bancos estatais que assumiram hoje (7) o comando do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do BNDES. Segundo ele, essa tarefa terá que abranger inclusive atos do passado promovidos pelos “amigos do rei” dentro destas instituições.

Transparência acima de tudo. Todos os nossos atos terão que ser abertos para o público. E o que aconteceu no passado também. Não podemos admitir qualquer cláusula de confidencialidade pretérita. Esses atos e ações tornar-se-ão públicos”, afirmou.

Fonte: EBC
Foto Destaque: Antônio Cruz/Agência Brasil
 

Continua após publicidade

Rosa Pestalozzi sliderBoechat slider

 
Enfim, veja também:

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Órgãos federais terão caixas pretas abertas, diz Bolsonaro

Comments are closed.