nova pesquisa IBOPE

Nova pesquisa IBOPE: Haddad lidera taxa de rejeição – 47% e Bolsonaro – 35%

Compartilhe essa matéria:

Bolsonaro tem 59% dos votos válidos; Haddad tem 41%, diz nova pesquisa Ibope

Nova pesquisa IBOPE divulgada nesta segunda-feira (16/10). De fato, a primeira pesquisa do instituto sobre de intenção de votos para o segundo turno.

 

 

De acordo com a sondagem,

  • o candidato à Presidência da República do PSL, Jair Bolsonaro, tem 52% dos votos e
  • Fernando Haddad do PT, 37%.
  • além disso, entrevistados declararam votar branco ou nulo 9% e
  • não quiseram ou não souberam responder2%

 

Considerando apenas os votos válidos, que não contabilizam os nulos, brancos ou indecisos: o candidato do PSL tem 59% das intenções de votos contra 41% do petista. Por certo, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. E a confiança da pesquisa, segundo o IBOPE, é de 95%. 
  

Na pesquisa divulgada pelo Datafolha na semana passada, Bolsonaro tinha 58% dos votos válidos e Haddad 42%. O levantamento do Ibope divulgado nesta segunda-feira ouviu 2.506 eleitores durante o último fim de semana.O levantamento foi realizado no sábado (13) e domingo (14).

 

A pesquisa foi contratada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o código: BR-01112/2018. Também está disponível no site do TSE o detalhamento do questionário dos locais de realização das entrevistas.

 

Enfim, expectativa de pronunciamento dos candidatos sobre a nova pesquisa IBOPE:

 

Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) passam hoje (16) o dia no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente.

 

Sem dúvida, ambos se manifestarão nas redes sociais sobre os resultados divulgados pelo Ibope, pesquisa de intenções de voto, apontando vantagem para o candidato do PSL.

 

nova pesquisa ibope
Jair Bolsonaro

 

Então, as postagens mais recentes de Bolsonaro foram para desmentir que tenha atuado para retirar o título de “padroeira do Brasil” de Nossa Senhora da Aparecida.

 

Haddad passa o dia em São Paulo e concede uma série de entrevistas.

 

Ele pretende conversar com a imprensa pela manhã e, em seguida, dará entrevistas exclusivas para rádios de São Paulo e do Piauí.

 

Nas redes sociais, ele reconheceu ser um desafio ultrapassar o adversário e apelou para a preservação da democracia.

 

Análise do cientista política Michel Neil:

 

Haddad precisa reverter uma diferença de 16,7 pontos percentuais em relação ao adversário, Jair Bolsonaro (PSL), que obteve 46,02% dos votos válidos no primeiro turno. Desse modo, o petista ficou com 29,28% da preferência.

 

Michel Neil, cientista político da Universidade de Brasília (UnB), analisou 272 eleições no país desde 1998. De fato, sua análise foi realizada nas eleições que terminaram em segundo turno, incluindo pleitos presidenciais, e governos estaduais/municipais.  

 

“Todas as vezes que o primeiro colocado do primeiro turno terminou com uma diferença de 15 pontos percentuais para o segundo colocado, ele foi vitorioso em 95% dos casos”, aponta Michel Neil.

 

Fonte: EBC/Agência Brasil

 

Veja também:

===> Fernando Haddad aceita apoio de Ciro para o segundo turno das eleicões 2018.

===> O que eles pensam? Eleitores, Bolsonaro e Haddad e suas posições

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Nova pesquisa IBOPE: Haddad lidera taxa de rejeição – 47% e Bolsonaro – 35%

Comments are closed.