Saúde de Ponta a Ponta

Saúde de Ponta a Ponta – Maricá lança atendimento nesta quinta-feira

Compartilhe essa matéria:

Maricá lança o serviço “Saúde de Ponta a Ponta” – atendimento itinerante para exames de imagem

No próximo dia 19, quinta-feira, Maricá lança o atendimento itinerante para exames de imagem.  Assim, o serviço intitulado “Saúde de Ponta a Ponta” é um trabalho realizado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maricá. Desta forma, através de um atendimento itinerante, o serviço passará por todos os distritos do município. Assim, estarão inclusos nos exames de imagem, exames como:

  • densitometria;
  • ecocardiograma;
  • mamografia;
  • eletrocardiograma;
  • ultrassonografias;
  • e raios-X.

 

Locais que receberão o “Saúde de Ponta a Ponta”

Saúde de Ponta a Ponta

Antes de mais nada, o primeiro local a ser visitado pelo “Saúde de Ponta a Ponta” será Itaipuaçu. Assim, nos dias 19 e 20/09, a partir das 8:30h, você poderá encontrar o veículo na Praça dos Gaviões

Já nos dias 23 e 24/09, a partir das 8:30h, será a vez de Ponta Negra. Neste ponto, o atendimento irá abranger pacientes de Cordeirinho, Barra de Maricá e outras áreas próximas da região.

 

É importante saber sobre o “Saúde de Ponta a Ponta”

Segundo Simone Costa e Silva, secretária de Saúde, serão atendidos somente pacientes agendados e encaminhados pelas unidades de saúde de seus bairros. Por isso, nenhum exame será feito sem agendamento prévio. Sendo assim, os pacientes serão atendidos mediante a uma classificação de risco feita por médicos especialistas da rede pública de Maricá.

“O paciente não será atendido apresentando apenas o pedido do exame. Todos os exames precisam ser obrigatoriamente marcados com antecedência na unidade básica do bairro, vinculada a central de regulação, a qual, o paciente pertence”.

Ainda de acordo com Simone Costa, o objetivo primordial do “Saúde de Ponta a Ponta” é tornar possível a realização dos exames perto da residência dos pacientes. E, com isso, poder evitar o deslocamento até o Centro de Maricá, local onde atualmente são realizados os exames. Desta forma, é possível evitar que paciente que necessitam fazer exames como a densitometria óssea tenha que se deslocar para outros municípios como acontece atualmente.

A saber, o serviço “Saúde de Ponta a Ponta” estará disponível no município durante um ano. Então, segundo Simone, após este ano o serviço ainda poderá ser renovado.

“Neste período o Saúde de Ponta a Ponta vai percorrer todo o município, ficando sempre cinco dias, de cada mês, presente na cidade. Normalmente dois dias em regiões mais populosas e um dia em lugares menos populosos”.

 

Enfim, veja também: Mamografia grátis na ONG Rosa Choque – Inscreva-se!

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: