Maio Amarelo

Maio Amarelo – No trânsito, o sentido é a vida

Compartilhe essa matéria:

Detran-RJ lança a campanha Maio Amarelo 2019

Com o slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, o Detran/RJ lança a campanha Maio Amarelo 2019. Várias ações de conscientização voltadas para o comportamento dos pedestres estão programadas para este mês. De fato, campanha nas redes sociais e nas ruas, palestras, caminhada, pedalada e iluminação de prédios públicos. Além disso, iluminação dos pontos turísticos, incluindo o Cristo Redentor e o Maracanã.

 

maio amarelo
OAB/RJ ilumina-se de amarelo para apoiar campanha pela segurança no trânsito do Maio Amarelo. 

O Movimento Maio Amarelo surgiu com a proposta de alertar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito. Apesar de o número de acidentes de trânsito com vítimas e da quantidade de feridos e mortos terem caído em 2018 no Estado do Rio de Janeiro, 39% desses mortos foram atropelados.

As estatísticas elaboradas pelo Detran/RJ mostram que no ano passado houve 20.241 acidentes com vítimas, contra 20.535 em 2017. Entretanto,  o total de vítimas caiu 9,52%, de 31.006 para 28.053, dos quais 26.128 feridos e 1.925 mortos. Com efeito, as estatísticas foram elaboradas com base em registros da Polícia Civil.

Iniciativas para a conscientização do trânsito seguro pelo mundo,  campanha desenvolvida pela Direccion General de Tráfico da Espanha.

Sem dúvida, os números mostram que a maioria das vítimas continua sendo homens (66,45%). Os jovens de 18 a 29 anos (28,60%) e os adultos de 30 a 39 anos (20,36%) foram as faixas etárias mais vulneráveis.

Antes de mais nada, Transite Seguro nos prédios e nas redes sociais

Para alertar sobre os índices de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, durante todas as noites de maio a sede do Detran.RJ, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, será iluminada de amarelo – uma alusão ao sinal de advertência dos semáforos. Outros prédios públicos, como o Palácio Guanabara e o Tribunal de Justiça, também receberão iluminação.

Mensagens de conscientização alertarão a população no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube e campanhas virtuais serão enviadas a empresas, escolas e centros de formação de condutores para que possam divulgar em suas redes sociais e sites.

Além disso, Transite Seguro, Campanha Maio Amarelo, nas ruas

Agentes da Coordenadoria de Educação levarão mensagens para vias com alto índice de atropelamento. Será a Operação Transite Seguro, abordando os pedestres e mostrando a importância da adoção de atitudes seguras e preventivas no trânsito, como atravessar a via na faixa de pedestre, passarelas e passagens subterrâneas; respeitar a sinalização e andar na calçada; atender ou mandar mensagens pelo celular somente em local seguro; não utilizar fones de ouvidos ao atravessar ruas, entre outros.

A Operação Transite Seguro acontecerá em vias de grande fluxo, inclusive em quatro das mais perigosas da cidade, a saber:  Avenida Presidente Vargas, Avenida das Américas, Avenida Dom Hélder Câmara e Estrada do Galeão. A mais perigosa de todas continua a ser a Avenida Brasil.

Av. Pres. Vargas

Além disso, o departamento realizará ações já tradicionais, como capacitação de professores e palestras em escolas e empresas. Em parceria com outros órgãos, o Detran participará da Caminhada da Paz, no dia 19 de maio, em Copacabana, e da Pedalada da Paz, no dia 26 de maio, no Parque de Madureira. Sem dúvida que, nesses dias haverá atividades para crianças, como pintura, jogo de tabuleiro humano e distribuição de brindes educativos, como fitas métricas e quebra cabeças

No dia 14 de maio, Detran e Hemorio farão uma ação conjunta na sede do departamento. Desse modo, uma equipe da coleta externa do hemocentro convocará servidores a doar sangue. E, consequentemente, alertará para a importância da doação no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito.

Números nos municípios

Dados levantados pelo Detran/RJ mostram que, no ano passado, a capital fluminense teve o maior número de vítimas do Estado. Com efeito, foram 43,45% do total, ou 12.189 pessoas. A seguir, vieram São Gonçalo, com 1.710; Niterói, com 1.504; Nova Iguaçu, com 1.240; e Duque de Caxias, com 1.159, todos municípios da Região Metropolitana.

Nas demais regiões do Estado, as cidades que registraram maior número de vítimas em acidentes de trânsito foram, a saber:  Três Rios e Vassouras, no Centro Fluminense; Araruama e Cabo Frio, na Região dos Lagos; Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense; Campos dos Goytacazes e Macaé, no Norte Fluminense; Volta Redonda e Barra Mansa, no Médio Paraíba; Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana; e Angra dos Reis e Paraty, no Sul Fluminense.

Por que Maio Amarelo?

Maio Amarelo

 

Antes de mais nada, em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. 

Sem dúvida que, o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. Logo, é a cor apropriada para a campanha.

 

Foto Destaque: Brasília – Palácio do Planalto iluminado para a campanha internacional Maio Amarelo – Atenção pela vida. (Valter Campanato/Agência Brasil)

 

Enfim, veja também:

 

>>Trânsito ordenado chega a Ponta Negra – Maricá de bem com o trânsito

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: