Lagoa de São Bento

Lagoa de São Bento, Canal da Costa e IQQ no Cafezinho com Simone Boechat e Gerhard Sardo

Compartilhe essa matéria:

Lagoa de São BentoCanal da CostaIQQItaipuaçu Que Queremos no “Cafezinho com Simone Boechat” e Gerhard Sardo.

Lagoa de São Bento, Canal da Costa e IQQ, estes são os principais temas deste “Cafezinho com Simone Boechat“, cujo convidado foi Gerhard Sardo.

Lagoa São Bento
 
 
Sem dúvida, o encontro foi na Praia do Recanto em Itaipuaçu, mais precisamente, ao pé do Parque Estadual da Serra da Tiririca. E mais ainda, numa tarde agradável do inverno de Maricá. 
Antes de mais nada, o programa está dividido em três partes de 10 minutos, 4:30 minutos e 7:00 minutos, respectivamente.
 
 
 

 

Parque Estadual da Serra da Tiririca e Monumento Natural do Morro da Peça/Gerhard Sardo

 
Seminário Empresarial de Turismo e Lagoa de São Bento
Foto: Simone Boechat/M1News

Nesta primeira parte, inicialmente Gerhard conta-nos de sua participação na criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, na década de 80.

Logo depois, relata-nos sobre o trabalho desenvolvido na criação do Monumento Natural do Morro da Peça (conforme Lei 2.749, de 17/08/2017), antiga reivindicação do movimento ambientalista de Itaipuaçu. Abrange um conjunto de ecossistemas, com zona costeira, restinga, manguezal, canal, rio, costão rochoso e floresta atlântica, integra um corredor biológico com o Parque Estadual da Serra da Tiririca.
Gerhard Sardo expõe também os instrumentos que estão sendo utilizados para a implantação total do Monumento Natural do Morro da Peça. 
 

Lagoa de São Bento/Gerhard Sardo/Fabiano Horta

Lagoa de São Bento
 
É possível associar a revitalização da Lagoa de São Bento, em Itaipuaçu, com a preservação ambiental. Vamos discutir e aprimorar esse debate.
Logo depois, Gerhard Sardo esclarece sobre o projeto de urbanização da Lagoa de São Bento, desde a demanda dos moradores locais pela limpeza das margens da lagoa até o embargo da obra pelo INEA. Comunica-nos sobre as mobilizações junto as autoridade municipais como também junto a população por intermédio de abaixo assinado.
Mediante o exposto, informamos que, nesse final de semana, um grupo esteve na Praça do Barroco e recolheram 800 assinaturas. Em suma, a população compareceu para exercer sua cidadania, solicitando a revitalização da Lagoa São Bento na parte ambiental e urbanista.
O recolhimento das assinaturas foi realizada pelo grupo abaixo:
 
Lagoa de São Bento
Foto: Mike do Cicle
  • Gerhard Sardo
  • Mike do Cicle
  • Vicente Silva
  • Glauber Júnior
  • Renato Barroco
  • Sérgio Roberto da Guarda Municipal
  • Álvaro Melo  
  • Oton Santos
  • Randimar Nova
  • Dil Alves
  • Guilhermino Gomes
  • Maestro Walter de Souza
 
Lagoa de São Bento
Foto Mike do Cicle

Esse documento foi entregue ao vereador Aldair da Linda (presidente da Câmara) e Fabrício Bittencourt (líder do Governo) na manhã da segunda (30/07). Dessa maneira, essa petição chegou as mãos do Procurador da Prefeitura que ingressou nesta data no Ministério Público.

Mediante o exposto, percebemos a visão do poder público em manter diálogo construtivo com a população,
Em entrevista a M1News, o prefeito Fabiano Horta disse que a obra foi paralisada mediante pedido da população. Da mesma forma, assegurou que o retorno da obra depende de estudos para preservação da fauna e flora da Lagoa. Então confira na entrevista acima, a sonora do prefeito.  
 
       Lagoa de São Bento         Lagoa de São Bento
Fotos: Mike do Cicle   
       Lagoa de São Bento         Lagoa de São Bento
 
 

Canal da Costa de Itaipuaçu

Lagoa de São Bento
Foto: M1News
 
Inicialmente, Gerhard Sardo, nesta parte da entrevista, descreve o modo da formação do Canal da Costa e as razões envolvidas. Logo em seguida, explica a necessidade de revitalização e recuperação do mesmo e de seus diversos ambientes e nichos ecológicos.
Finalmente, o ambientalista faz um alerta à população!
Gerhard Sardo expõe o cuidado a ser tomado numa intervenção para possibilitar a navegabilidade no canal.
É um alerta para Itaipuaçu. Um alerta muito importante!
 

 

Gerhard Sardo, o ambientalista/IQQItaipuaçu Que Queremos

Em primeiro lugar, Gerhard Sardo é jornalista pós-graduado em análise, avaliação, planejamento e educação ambiental e acadêmico de Direito. Suas iniciativas como ativista ecológico tiveram início no final da década de 80, sendo responsável por várias propostas, denúncias e ações de mobilização em defesa do meio ambiente e pela melhoria da qualidade de vida em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro. Exerceu voluntariamente inúmeras funções representativas da sociedade civil junto a conselhos e fóruns oficiais em nível nacional, estadual e municipal.

Lagoa de São Bento
Foto de Gerhard Sardo

Atualmente, ele é também coordenador do projeto “Lagoa Limpa Mar de Peixe“, realizado através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.  Projeto que vem semeando cidadania ecológica junto aos alunos da rede pública municipal maricaense, associando conceitos de preservação ambiental a cultura caiçara da região. 

Gerhard Sardo também encontra-se a frente de nova luta. Juntamente com Chico DÁngelo (Deputaldo Federal-PDT) buscam, não somente, a preservação ambiental, como também o bem estar animal e a defesa dos pescadores artesanais. Com este objetivo,  o Deputado Chico DÁngelo subscreveu Carta Compromisso com políticas públicas em âmbito federal.  

Mas, Gerhard Sardo também é um dos fundadores e coordenadores do Grupo Itaipuaçu Que Queremos, o IQQ. Acrescente-se que é um grupo de debate, planejamento e ação, com o propósito de definição e estímulo de políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável de Itaipuaçu.

E finalmente, IQQ

Itaipuaçu
Itaipuaçu Que Queremos – IQQ

Nesta última parte da entrevista, Gerhard Sardo relata a formação do grupo e seu objetivo. Logo depois, enumera alguns encontros, reuniões promovidas e algumas reivindicações do grupo. 

Nesse sentido e, de acordo com suas palavras,  o objetivo do IQQ é despertar a consciência de cidadania na sociedade. Ou seja, fazer com que a população entenda o seu poder de gerar demanda.

Em suma, o IQQ é um instrumento de transformação de Itaipuaçu em prol dos moradores de Itaipuaçu

Para contactar o Grupo Itaipuaçu Que Queremos: (021) 98053-0188

 

Veja também:

===> Segurança-Transporte-Conservação

===> Itaipuaçu Que Queremos – Grupo IQQ obtém resultados positivos – Mais uma vitória

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: