Projeto ‘Surf Salva’ com inscrições abertas
Não percam as inscrições do projeto ‘Surf Salva’
Começam nesta quarta-feira (11/4) as inscrições para os cursos de capacitação de salvamento no mar para atletas e praticantes de surf, bodyboard e stand up paddle do projeto ‘Surf Salva’, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá.
Assim, quem quiser participar deve se dirigir à barraca de guarda-vidas em Ponta Negra. Acima de tudo, as inscrições continuam até sexta-feira (13), das 9h às 15h, levando cópia da identidade.
O candidato a uma das 45 vagas disponíveis deverá também preencher no local uma ficha de inscrição; como também, o Questionário de Prontidão para Atividade Física (lei nº 6765 de 5 de maio de 2014). No caso de menor de idade o responsável legal deverá preencher a ficha de autorização no local; como também, anexar uma cópia do documento de Identidade do responsável. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) é a responsável por viabilizar o projeto.
As aulas ocorrerão também na praia de Ponta Negra já no próximo fim de semana (dias 14 e 15/04). Entretanto, serão em diferentes horários: sábado, das 9h às 16h (com intervalo para almoço) e domingo das 9h às 12h. Todos ganharão um kit com camiseta, chapéu australiano, protetor solar e certificado de conclusão. Quem participar receberá instruções de resgate em ambiente aquático, técnicas de primeiros socorros ao afogado, noções de trabalho em equipe para o salvamento marítimo e de preservação ambiental. De acordo com a organização do curso, é importante que os participantes levem suas próprias pranchas.
Profissionais que formam a equipe do projeto
A equipe do projeto ‘Surf Salva’ será formada por profissionais de Educação Física, instrutores, técnicos de surf e guarda-vidas integrantes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, além de contar com o apoio da Codemar. O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Luiz Carlos dos Santos, ressalta a importância de projetos preventivos; e do mesmo modo, de ações que visem mitigar as ocorrências e efeitos de possíveis acidentes em ambientes aquáticos através da capacitação, garantindo mais segurança aos banhistas.
“O afogamento é a 2ª causa de morte entre as idades de 1 a 9 anos e 3ª causa de morte na faixa de idade de 10 a 19 anos. Além disso, é a 4ª causa de morte na faixa de idade de 20 a 24 anos, gerando transtornos familiares irreversíveis. Os afogamentos geram despesas na ordem de 1,4 bilhões de reais no Brasil. A prevenção e preparação da sociedade afetam positivamente as estatísticas de salvamento e redução de custos com esse evento”, ressalta o secretário.