Aeroporto de Maricá – Entrada para desenvolvimento

Compartilhe essa matéria:

Foi inaugurado em 25/05/2018 o Aeroporto de Maricá – Porta de entrada para desenvolvimento do município e regional.

 

Aeroporto de Maricá-RJ - Inauguração

 

Com a intenção de atrair investidores e grandes empresas para a cidade de Maricá, a Prefeitura com a parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), investiu cerca de R$10 milhões na primeira etapa da revitalização do aeroporto, a fim de gerar empregos e renda para a população maricaense.

Completamente reformulado, com novos espaços e instrumentos, o Aeroporto Municipal de Maricá foi reaberto. O espaço servirá como base para operações offshore no Leste Fluminense. E, conta com uma pista útil de 1.200 metros, administrada pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), vinculada à Prefeitura.

 

Etapas da obra de revitalização

 

De acordo com o presidente da Codemar, José Orlando Dias, a entrega das obras do aeroporto foi dividida em três etapas.

“Estamos entregando o terminal de passageiros, a pista, as taxiway e o pátio revitalizados, preparados para receber as operações offshore. Revitalizamos o hangar central e fizemos toda a parte de regulação e regularização tanto do aeroporto, quanto da própria Codemar, para poder operar no espaço”.

 

A segunda fase já está em andamento, e consiste na obra para a construção de dois novos hangares, ampliação do pátio, balizamento noturno. Ademais, Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (SESCINC). Estas entregas estão previstas para setembro.

A terceira fase prevê uma ampliação do aeroporto para uma operação maior, de carga.

 

“A ideia é fazer uma duplicação de pista, com um potencial maior, para comportar aeronaves e terminais de carga”, antecipou.

 

Aeroporto de Maricá-RJ – Inauguração

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Novais, destacou que a localização do aeroporto é estratégica por conta do Comperj e do futuro Porto de Jaconé; sem dúvida, empreendimentos que servirão de âncora para catalisar novos investimentos, atrair empresas da cadeia de petróleo e gás e construção civil. Além disso, criar um círculo virtuoso para o comércio varejista, setor hoteleiro e turismo.

 

“As políticas de desenvolvimento que estamos realizando são pensadas na perspectiva de atrair oportunidades para a população e para o comércio local. Desse modo, fazendo essa conexão entre o aeroporto e outros foros logísticos, como Porto de Jaconé, Parque Industrial e Parque Tecnológico”, ressaltou.

 

O aeroporto  já está cadastrado na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e no Departamento de Controle do Espaço Aérea (DECEA).

 

Enfim, veja o novo Posto de Saúde Santa Rita em Itaipuaçu.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: