farol de ponta negra

Farol de Ponta Negra e suas belíssimas praias

Compartilhe essa matéria:

Ponta Negra, bairro da belíssima praia da região de Maricá, o canal que corta o bairro ligando a imensa lagoa. De fato, Ponta Negra é o lugar do conhecido farol e da praça Nossa Senhora das Graças que recentemente recebeu novos equipamentos de ginástica. Do mesmo modo, a gruta de Ponta Negra que fica próxima do farol de 60 metros acima do mar. Além disso, não podemos esquecer da Praia de Sacristia, ponto lindo e maravilhoso de grandes pedras, gruta, rica vida marinha e que faz divisa com Jaconé.

farol de ponta negra
Vista da praia de Ponta Negra. Foto: Alexandre R.Ducoff

Farol de Ponta Negra

O Almirante Arthur Jaceguay, em 1908, contratou o construtor Albino Cunha para levantar o então sonhado farol de Ponta Negra. O farol foi inaugurado em 01 de maio de 1909, assim formado por uma coluna com base de alvenaria. Como também houve um aparelho, de quinta ordem, encomendado em 23 de maio de 1909 à casa Barbier Bernad Tureme, de Paris. Este aparelho emitia lampejos brancos duplos, iluminando todo o horizonte e, consequentemente, mostrando uma linda visão panorâmica do mar. Em suma, o farol foi, posteriormente, incorporado ao patrimônio turístico e cultural da cidade.A construção é visível a 20 milhas náuticas em tempo claro.

Ponta Negra
Farol de Ponta Negra (Foto: Francisco Carvalho)

A luz do farol

A luz do imponente farol foi alterada pela primeira vez e provisoriamente em 1913 e, depois em 24 de maio de 1923, foi transformada para o sistema “AGA” automático. De todo lanterna e lente 300 milímetros, seguindo de acordo com aviso aos navegantes. Entretanto em 1927, é substituído a lanterna de 300 por uma de 375. Por certo, tudo pela melhoria dos marinheiros. Semelhantemente ao Farol Almirante Moras Rego, o farol de Ponta Negra foi reconstruído em cimento armado em placas fundidas seção cilíndrica medindo 11 metros de altura, pintado de branco com foco atingindo 71 metros de altura. Além disso, outra grande modificação no nosso farol foi 1981, quando passou a funcionar com energia comercial.

O Farol de Ponta Negra registrado no Guia Verde do turismo

O sinaleiro tem o seu nome registrado no Guia Verde, uma das principais publicações do setor de turismo, como sendo um dos poucos pontos do mundo onde é possível avistar a curvatura do planeta terra formada no horizonte. Lembrando que o farol de Ponta Negra localiza-se na Rua Beira do Canal, Maricá-RJ. Saliente-se ainda que todas as ruas de acesso já estão pavimentadas. 

Canal de Ponta Negra

O canal foi aberto na década de 1950, com o intuito de fazer a ligação do mar para a lagoa Guarapina. Em épocas de cheias, a água fica totalmente limpa, permitindo aos turistas um banho refrescante e seguro. 

Dragagem canal de Ponta Negra. (Foto: Fabrício Faquéco)

História sobre a ponte de Ponta Negra 

Após a abertura do canal, tornou-se necessária a construção de uma ponte. Apesar de ter sido construída em concreto, a ponte caiu e pouco tempo depois, foi construída outra ponte. Entretanto, essa nova ponte foi construída provisoriamente em madeira até que nova ponte de concreto vou levantada. Atualmente, existe uma outra ponte em construção que terá pouco mais de 74 metros de extensão e 41,4 metros de vão livre. Pelo projeto a estrutura será toda aérea, sem nenhum pilar no centro, deixando o canal embaixo balneável e permitindo a criação de uma marina para os pescadores. A previsão da prefeitura é a de que em torno de 70 dias o serviço esteja concluído. 

Projeto da nova ponte sobre o canal de Ponta Negra
Projeto da nova ponte sobre o canal de Ponta Negra

Capela Nossa Senhora da Graças

Antes de mais nada, existe um fato muito curioso sobre a capela. A capela foi construída pelo Capitão Dr. José Caetano de Oliveira, que viu a fé renascer em Ponta Negra. Durante um voo, seu avião entra em pane, e o Capitão faz uma promessa para Nossa Senhora das Graças de construir uma igreja caso sobrevivesse. Tendo sido atendido naquele momento, o capitão ergue uma capela num formato de avião que está localizada ao lado da praça principal de Ponta Negra, a saber: Praça Nossa Senhora das Graças.

Ponta Negra Capela N S Graças
Capela Nossa Senhora das Graças. (Foto: Simone Boechat)

Praia de Sacristia

Sem dúvida, um dos pontos mais visitados por turistas visto ser uma praia com muita  tranquilidade, grutas e acima de tudo uma bela vista de Jaconé, distrito de Maricá. Os acessos à praia são íngremes e considerados de dificuldade média.  É possível chegar com veículos até a parte de cima da montanha que dá acesso à praia, onde existe um pequeno estacionamento. Para alcançar a praia, é possível por um acesso pelas grandes pedras e gruta, necessitando atenção com idosos e crianças. E, o segundo acesso a essa incrível praia, na verdade, um pequena enseada, é por uma rápida descida de trilha.

Ponta Negra Praia da Sacristia
Praia da Sacristia. (Foto: Simone Boechat)

A praia não possui quiosques, desse modo é importante levar comida e bebida, guarda sol e protetor solar, visto que não tem sombra. Local apreciado para relaxar em suas piscinas formadas pelas pedras e vale arriscar um mergulho nos arredores. Sem dúvida, a faixa de areia é pequena e tem muitas pedras, mas o local é sensacional para fotos.

 

Origem do nome de Ponta Negra

Antes de mais nada, o nome do segundo distrito pode ter duas origens:

  • Na época das navegações, quando os portugueses avistavam a região da costa viam pedras negras. Pontos esses presentes na gruta de Ponta Negra e na Praia da Sacristia.
  • No século XIX, quando da proibição de importação de escravos para o Brasil. Visto proibição do desembarque no Cais do Valongo, escravos eram desembarcados em pontos clandestinos. Assim o local do desembarque ficava pontilhado de pontos negros, a saber, escravos.

 

Praia de Ponta Negra. (Foto: Alexandre Ducoff)

 

Então, veja as lindas fotos em nosso álbum. Clique aqui.

 

E, veja essas belas imagens:

 

 

Enfim, veja também:

 

>Maricá vista do alto: Itaipuaçu e Ponta Negra

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: