Flim

Estudantes recebem certificados de participação em projeto da Secretaria de Educação na Flim

Compartilhe essa matéria:

Penúltimo dia da Flim

O penúltimo dia da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), nesta terça-feira (25/10), foi marcado pela entrega dos certificados de participação no projeto Noções de Coisas, realizado pela Secretaria de Educação de Maricá para celebrar o centenário de Darcy Ribeiro. Ao todo, 671 alunos de 13 escolas da rede municipal participaram do projeto, e um aluno de cada turma participante representou os colegas na premiação.

 

A festa foi aberta com uma apresentação da escola de samba mirim Mangueira do Amanhã, que animou o público presente com clássicos da Verde e Rosa – o grupo de ritmistas puxou um cortejo até a tenda onde foi realizada a premiação. Na abertura, a secretária de Educação, Adriana Costa, lembrou a paixão de Darcy pela Mangueira, por Maricá e pelo povo brasileiro, além de sua fé inabalável na educação para transformar o mundo.

 

“A Flim está incrível, e para mim o ponto alto da festa é este, em que celebramos a produção de vocês em sala de aula. E essa celebração é ainda mais especial por estarmos na véspera do centenário de nosso patrono, Darcy Ribeiro. É ele quem nos motiva a acreditar que, pela educação, vamos fazer a transformação do mundo, começando por nossa cidade”, disse a secretária.

 

O projeto Noções de Coisas foi desenvolvido pela Secretaria de Educação a partir do livro de mesmo nome, de autoria de Darcy Ribeiro, em que ele apresenta 36 aspectos da civilização – a cultura, os números, o Brasil, o fim do mundo – na forma de contos simples. Todos os estudantes que se inscreveram foram contemplados com certificados de participação e medalhas comemorativas. Os alunos do ensino fundamental I compuseram livros na forma de sanfonas, ou “leporellos”, com figuras e textos; já os estudantes do fundamental II escreveram textos sobre o livro.

Série de webinários e livro em homenagem a Darcy Ribeiro no último dia da Flim

Para marcar o centenário de Darcy Ribeiro, a Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), lança nesta quarta-feira (26/10), dentro da programação da Festa Literária de Maricá (Flim), a série de Webinários “A Utopia é aqui”. Serão dez eventos, sempre na última semana do mês.

 

O primeiro deles vai abordar a visão de Darcy Ribeiro sobre “O Povo Brasileiro” e terá participação dos rappers Marechal, Estudante e Muse Maya. O evento em referência ao sociólogo, antropólogo, educador, escritor e indigenista, que morou parte de sua vida em Maricá, acontecerá a partir das 16h no Centro Administrativo de Itaipuaçu, terá apresentação da MC Nega Gizza e será aberto ao público, com limite de 60 lugares.

Festa Literária Internacional de Maricá

A 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) foi aberta no dia 14/10 e neste ano homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo – romancista, poeta, contista, e há 10 anos moradora de Maricá, cujas obras abordam a vivência das mulheres negras e são repletas de reflexões acerca das profundas desigualdades raciais brasileiras. Misturando realidade e ficção, seus textos são valorosos retratos do cotidiano, instrumentos de denúncia das opressões raciais e de gênero, mas também se voltam para a recuperação da ancestralidade da negritude brasileira.

 

A edição também foi marcada pelo lançamento do livro “Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo”, em alusão ao centenário do escritor, que faria 100 anos no dia 26/10 se estivesse vivo. Com participação de 80 editoras, a festa literária é gratuita e tem diversas atrações para crianças e adultos, como oficinas, palestras, tenda sensorial, shows, cosplay, feira de livros, museu cultural, cinema, praça de alimentação, entre outras atividades.

Programação do último dia da Festa Literária Internacional de Maricá

Quarta-feira (26/10) – Centenário do Mestre Darcy Ribeiro
9h – Oficinas artísticas
10h – Apresentação do Espetáculo “Viva Darcy Ribeiro” com a Cia Lacraia’s Produções
11h – Deise Serra “Para Entender o Autismo”
14h – Prêmio Paulo Freire “Coro Juvenil”
14h – Apresentação do Espetáculo “Viva Darcy Ribeiro” com a Cia Lacraia’s Produções
15h – Cultura Alimentar: contra colonização para adiar o fim do mundo com Tainá Marajoara
16h – Sustentabilidade ambiental e social: Cultura Alimentar: com Tainá Marajoara
16h – Webinário em homenagem ao Centenário de Darcy Ribeiro
19h – Música e Alegria!
Encerramento da FLIM 2022

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: