Acesso à literatura como direito humano

Acesso à literatura como direito humano é tema de debate na Flim

Compartilhe essa matéria:

Acesso à literatura como direito humano

Na última semana da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), o acesso à literatura como direito humano foi o tema de debate na noite de segunda-feira (24/10) entre as escritoras Ana Maria Machado e Renata Costa e a professora Rita Rosa, que teve mediação de Philipe Valentin. Organizado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, o evento acontece até quarta-feira (26/10), das 8h às 21h, na área externa do Centro Administrativo de Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue, n° 249), com entrada gratuita.

 

O tema central do debate foi o apoio das famílias para incentivar a leitura entre as crianças. Para as palestrantes, a escola precisa fazer projetos de leitura integrados com pais e alunos.

 

 

“Não é possível incentivar a leitura de crianças se os adultos não leem”, afirmou Ana Machado. “O brasileiro não lê porque não tem acesso aos livros”, acrescentou Renata Costa. “Se não presentear as crianças com livros elas não vão conhecer o universo da leitura. Precisamos seduzir para que as crianças busquem a leitura frequentemente”, afirmou Rita Rosa.

 

A carioca Ana Maria Machado é jornalista, autora de livros infantis e foi a primeira desse gênero a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. A escritora tem mais de cem livros publicados, entre eles nove romances, oito ensaios e especialmente literatura infantil e juvenil. São mais de 20 milhões de exemplares vendidos, publicados em vinte idiomas. Recebeu dezenas de prêmios, entre eles, 3 Jabutis, Machado de Assis e o Hans Christian Andersen.

 

Rita Rosa foi professora de Inglês do Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro, em 1985, quando lecionou aulas para o atual prefeito Fabiano Horta. Ela disse que tem orgulho do gestor que ele se transformou por sempre investir em educação. “Ele era muito tímido, quase não falava em sala de aula, mas sempre teve o hábito da leitura. Hoje, como prefeito investe em eventos, como a Flim. É uma enorme alegria ver as crianças levarem para casa os livros que compraram com os vouchers distribuídos pela prefeitura”, disse Rita, que deu uma sugestão aos professores presentes na mesa de debates.

 

 

“Pensem nos espaços de leitura para seduzir seus alunos”, completou.

 

Gestora pública e secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura, que estabelece diretrizes, metas e estratégias para que uma política nacional seja estabelecida tanto no âmbito da cultura quanto da educação, Renata Costa é autora do livro “Leitura cria mundos”, publicado recentemente que fala sobre a democratização do acesso à leitura. Ela ressaltou que muitas vezes esse espaço democrático está nas bibliotecas comunitárias. “A gente vive num país de pessoas que não leem ou não são alfabetizadas. Muitas vezes é o filho que fomenta a leitura com os pais quando ele leva um livro para casa. Por isso, é importante também fazer esse trabalho inverso da criança para o adulto porque assim teremos uma sociedade de leitura”, destacou Renata.

Festa Literária Internacional de Maricá

A 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) foi aberta no dia 14/10 e neste ano homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo – romancista, poeta, contista, e há 10 anos moradora de Maricá, cujas obras abordam a vivência das mulheres negras e são repletas de reflexões acerca das profundas desigualdades raciais brasileiras. Misturando realidade e ficção, seus textos são valorosos retratos do cotidiano, instrumentos de denúncia das opressões raciais e de gênero, mas também se voltam para a recuperação da ancestralidade da negritude brasileira.

 

A edição também foi marcada pelo lançamento do livro “Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo”, em alusão ao centenário do escritor, que faria 100 anos no dia 26/10 se estivesse vivo. Com participação de 80 editoras, a festa literária é gratuita e tem diversas atrações para crianças e adultos, como oficinas, palestras, tenda sensorial, shows, cosplay, feira de livros, museu cultural, cinema, praça de alimentação, entre outras atividades.

Programação da Festa Literária Internacional de Maricá

Terça-feira (25/10) – Saberes de Sabores
9h – Oficinas artísticas
14h – Apresentação do Mangueira do Amanhã
14h – Prêmio Noção de Coisas
15h – Lançamento do Livro da Sandra Gurgel, Leandro Kuaray Mimbi e Cristiane Barroso
18h – Sustentabilidade Educacional: Literatura para uma Sustentabilidade Cultural. Antônio Torres, Heleine Fernandes e José Pacheco. Mediação: Tais Bravo
18h – Música ao vivo com Ronaldo Valentim

Quarta-feira (26/10) – Centenário do Mestre Darcy Ribeiro
9h – Oficinas artísticas
10h – Apresentação do Espetáculo “Viva Darcy Ribeiro” com a Cia Lacraia’s Produções
11h – Deise Serra “Para Entender o Autismo”
14h – Prêmio Paulo Freire “Coro Juvenil”
14h – Apresentação do Espetáculo “Viva Darcy Ribeiro” com a Cia Lacraia’s Produções
15h – Cultura Alimentar: contra colonização para adiar o fim do mundo com Tainá Marajoara
16h – Sustentabilidade ambiental e social: Cultura Alimentar: com Tainá Marajoara
18h – Webinário em homenagem ao Centenário de Darcy Ribeiro
19h – Música e Alegria!
Encerramento da FLIM 2022

Foto: Anselmo Mourão

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: