Dia Nacional do Voluntariado

Dia Nacional do Voluntariado: PNUD e governo federal lançam plataforma e entregam prêmios

Compartilhe essa matéria:

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, comemorado hoje (28), o PNUD e governo federal lançam plataforma e entregam prêmios.

Nesta terça-feira, comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, a partir das 11h, será realizado a 1ª edição do Prêmio Viva Voluntário. O evento acontecerá anualmente. Com o objetivo de homenagear pessoas e organizações que se destacarem em ações de voluntariado no Brasil durante o ano. 

Dia Nacional do Voluntariado
Programa Nacional de Voluntário

O prêmio criado pelo Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário, visa incentivar engajamento social. Além de incentivar a participação em ações transformadoras para a sociedade. O projeto é uma iniciativa do governo federal em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), responsável pela secretaria-executiva do Viva Voluntário.

O projeto Viva Voluntário visa fomentar, fornecer ferramentas e instrumentos legais para aumentar participação em atividades voluntárias. Assim, o aumento da participação dos brasileiros nessas atividades faz parte da busca pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Segundo pesquisa realizada pela Charities Aid Foundation (CAF), um em cada cinco brasileiros fez algum trabalho voluntário no último ano. Com isso, leva o Brasil para 63º colocado mundial, tendo um aumento nesse tipo de trabalho.

Nesta 1ª edição, foram 294 inscrições de ações desenvolvidas em todo o país. Divididos em quatro categorias: Líder Voluntário, Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil, Voluntariado no Setor Público e Voluntariado Empresarial. Diante disso, duas lideranças e seis entidades serão homenageadas pelos trabalhos voluntários que realizam.

Além disso, irão anunciar as cinco cidades-piloto que vão receber equipes de mobilização para trabalhar com o mapeamento de organizações sociais, arrecadação de recursos, divulgação do programa e estímulo ao uso da plataforma. São elas: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Salvador (BA), Brasília (DF) e Boa Vista (RR).

 

Lançamento da Plataforma Viva Voluntário

O lançamento da Plataforma Viva Voluntário será realizado durante a cerimônia. Essa plataforma funcionará como uma rede social onde serão reunidos os projetos de voluntariado. Dessa maneira, permitirá que as pessoas criem perfis e se dediquem em atividades de instituições e organizações da sociedade civil.

Portanto, o sistema informa, ainda, para quais ODS cada ação contribui. Com isso, ele visa o incentivo à criação de atividades voluntárias. Então, a plataforma promoverá também cursos para voluntários e organizações.

 
Assinatura da Resolução Conselho Nacional de Educação

A Resolução do Conselho Nacional de Educação cria diretrizes da educação para o voluntariado na Educação Básica e Superior. Por isso, ela será assinada, hoje, na cerimônia, pelo Ministro da Educação e o presidente da República.

Além disso, a Resolução também visa promover a dedicação e a participação cidadã dos estudantes brasileiros em ações do voluntariado. E, dessa forma, quer dar instruções para que as escolas e universidades computem nos currículos acadêmicos as horas de participação dos alunos no voluntariado. Isso estimularia a prática. Assim, as instruções visam promover a utilização dos espaços escolares e universitários para ações voluntárias.

 
Os premiados
  • Categoria Líder Voluntário: Janir Gonçalves Leite, do coletivo de mulheres indígenas artesãs terena, da aldeia Tico Lipú de Aquidauana/MS; e Bruno Costa Lopes de Carvalho, do projeto Curumim Cultural de Samambaia/DF.
  • Categoria Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil: Centro Social da Rua, com o projeto Voluntários do Centro Social da Rua de Porto Alegre/RS; e a Amigos do Bem Instituição Nacional Contra a Fome e a Miséria, com a iniciativa 25 Anos de Voluntariado Amigos Do Bem que desenvolve ações de voluntariado em Alagoas, Pernambuco e Ceará.
  • O Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Osvaldo Cruz, receberá reconhecimento na categoria Voluntariado no Setor Público pelo trabalho do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec) que promove o tratamento humanizado de pacientes internados no Rio de Janeiro. Outro vencedor desta categoria é a Companhia Paranaense de Energia (Copel) que desenvolve parcerias com instituições sociais através da chamada pública permanente para todo o estado do Paraná.
  • Categoria voluntariado empresarial, se destacaram os programas de voluntariado da Fundação Telefônica-Vivo que tem atuação nacional envolvendo mais de 15 mil voluntários e da Fundação Cargill que tem atuação em 12 estados do Brasil.

 

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias  🎤🎥 

Veja também:

===> https://m1newstv.com/poluicao-combate-importante/

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: