desmistificando o yoga

Desmistificando o Yoga – chega de achismos

Compartilhe essa matéria:

Desmistificando o Yoga

Sem dúvida, muitas pessoas tem uma noção distorcida e estereotipada acerca do que vem a ser Yoga. Alguns dizem que yoga é “ parado “ demais , entretanto, outros confundem a prática com religião. Outra visão errônea é de que yoga é “coisa de mulher “.  Ou ainda que é apenas uma atividade física. Assim sendo, desmistificando o yoga é um assunto sério.

E, neste mar de achismos o fato concreto é que o Yoga, uma arte milenar, traduz-se como do uma ciência acerca do ser humano. De fato, yoga é fonte de auto-conhecimento, auto-controle. E, continuando desmistificando o yoga, ficamos cientes de que através da prática do Yoga aprendemos a fazer, entre outras coisas, uma reprogramação mental, corporal e emocional.

Ramos do yoga

Primeiramente, dentro deste sistema existem 8 Ferramentas principais de transformação, a saber: os 8 angas ou os 8 ramos do yoga.

Asanas – posturas físicas que influenciam as formas de pensamento, consequentemente o comportamento.

Pranayamas – exercícios respiratórios para movimentação do prana (energia do ar) e controle dos fluxos de energia do corpo (vayus), e, desse modo, trazem maior controle emocional de forma consciente.

Bandhas – contrações de músculos nos plexos, associados as principais glândulas do corpo e o equilíbrio de suas funções.

Fortalecimento e conscientização da musculatura pélvica.

Kriyas – atividades de limpeza e purificação das mucosas e órgãos internos.

Yoganidra – Relaxamento induzido. Visualização, imaginação e meditação guiada.

Mudra – Gestos reflexológicos com as mãos.

Puja – Retribuição de energia.

Mantras – Utilização dos sons de cura e frequências sonoras para reequilibrio, introspecção, revitalização e socialização.

Nas aulas de Yoga Integral aprende-se a utilizar estas ferramentas no intuito de aprimorar e refinar a vivência, enquanto seres espirituais, habitando o corpo humano. Então, melhor compreendendo a relação corpo, mente e psique descobre-se um vasto mundo interior a ser explorado.

Portanto, permita-se conhecer esta prática milenar. Quebre paradigmas. Faça algo novo.

Qual foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez?

 

Andreia Santiago
Mombak SPA
021 996141123
andrewshantiom@gmail.com

 

Enfim, veja também:

Yoga, ásanas, pranayamas? Filosofia de vida, atitude mental, método de medicina natural

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Desmistificando o Yoga – chega de achismos

Comments are closed.