m1newstv_declinio populacional

Declínio populacional: Virgem depois dos 30 anos

Compartilhe essa matéria:

O mundo mudou e as prioridades também. Atualmente, o número de pessoas solteiras e virgens depois dos 30 anos tem crescido em várias regiões do mundo. O hábito antigo de casar cedo tem dado lugar a ocupações como trabalho, estudo e mesmo hobbies entre os jovens adultos. Assim, os reflexos nos índices populacionais são sociedades mais velhas e declínio populacional.

 

Acontece que os jovens estão cada vez mais perdendo o interesse em casar e ter filhos. Ou então, deixando isso para o futuro. Apesar de ter a  possibilidade de conhecer inúmeras pessoas (principalmente após a chegada da internet), muitos jovens não têm se interessado em dedicar tempo a isso. Outros têm dificuldade em encontrar alguém que considerem adequado.

 

O Japão é o país onde essa situação é mais frequente. Lá, por exemplo, vendem-se mais fraldas geriátricas do que infantis! Mais de 25 % dos japoneses têm acima de 65 anos, o que representa a maior taxa do mundo. Por outro lado, apenas 13% são menores de 13 anos.

 

Isso gera problemas sociais e econômicos, por mais que os idosos tenham um importante papel na sociedade. A estimativa é de que, nos próximos 50 anos, a população do Japão poderá cair em 33%. Por isso, o governo já investiu mais de R$ 76 milhões em propagandas que incentivam o crescimento populacional. Ele até mesmo financia encontros para que os solteiros possam se conhecer.

 

 

Alguns atribuem essa situação à maior independência financeira das mulheres modernas, pois agora elas investem mais tempo nos estudos e trabalho. Outros acreditam que a rotina frenética do século 21 tem deixado as pessoas tão ocupadas que elas não têm mais tempo para conhecer outras pessoas.

m1newstv_declinio_populacional_D
Os jovens atualmente consideram mais fatores antes de decidirem se casar.

 

Declínio populacional em documentário

 

O mangá-documentário “Virgem depois dos 30” foi inspirado nesse fenômeno social. Produzido pela editora Pipoca & Nanquim, ele conta histórias de 8 pessoas que deixaram o casamento para depois. Isso ilustra a realidade de mais de 2 milhões de japoneses que estão quebrando os padrões seguidos desde muito tempo sobre a idade considerada “certa” para casar.

 

Veja também: Celebrar Maricá e o Natal Fest & Gourmet

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: