Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ganha versão digital
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ganha versão digital
Desde a última segunda-feira (27), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos automotores (CRLV) ganharam também a versão digital. Portanto, para baixar o documento, será necessário utilizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital). Já se encontra disponível tanto para quem possui o aparelho celular com o sistema Android como para o IOS. Assim como já existe a versão digital dos documentos de título de eleitor e a carteira nacional de habilitação (CNH).
De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, durante a cerimônia de lançamento do aplicativo, a primeira unidade a utilizar este documento é o Distrito Federal. E, ainda não há previsão de quando os outros estados vão aderir ao aplicativo, já que não é obrigatório e vai depender também dos órgãos de trânsito.
Embora não haja um prazo determinado para as demais unidades de departamentos de trânsito aderirem a versão eletrônica do documento, a expectativa do diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, é de que até o final do ano todos já estejam operando com o aplicativo.
Segundo Alexandre, o objetivo do aplicativo é facilitar a vida do cidadão. E, com isso, diminuir as filas dos departamentos de trânsito. Portanto, será reunido na mesma plataforma do aplicativo: CNH, seguro obrigatório e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Dados de brasileiros que possuem registros digitais:
· Mais de 97 milhões possuem CRLV;
· Mais de 60 milhões carteira de habilitação;
· Mais de 23 milhões possuem a habilitação com o QR Code (código de barras com os dados cadastrados, que pode ser verificada pelos agentes de trânsito durante as abordagens).
Download do Aplicativo
Portanto, caso queira obter o documento em seu celular, é preciso estar em dia com o licenciamento. Quem já possui a CNH Digital não precisa fazer o download da Carteira Digital de Trânsito. Por isso, apenas será necessário atualizar o aplicativo da CNH Digital. Em seguida, basta adicionar o CRLV Digital e informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV), que é o antigo DUT.
Qualquer dúvida sobre o uso do aplicativo, acesse o site do Denatran e acompanhe o tutorial.
- Foto em destaque: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias
Veja também:
===> https://m1newstv.com/poluicao-combate-importante/