CCS Conselho Comunitário de Segurança Maricá

CCS-Maricá – Conselho Comunitário de Segurança

Compartilhe essa matéria:

CCS-Maricá – Conselho Comunitário de Segurança de Maricá

Antes de mais nada, na reunião dia 21/03/2018 em Itaipuaçu, estiveram presentes os representantes de segurança de Maricá, a saber; Dra Carla Tavares, delegada titular da 82ª DP; Anuciana Silva, representante da Secretaria de Segurança;  Carla E. Santos, presidente do CCS-Maricá. Ademais, também compareceram Ten. Cel. Marçal, sub-comandante do 12º BPM; Capitão Barreto, comandante da 6ª Cia de Maricá e Selma Araújo, Presidente da ONG Rosa Choque. O encontro foi realizado na sede da ONG. 

 
 
 
 
 
CCS-Maricá
 
 
 
                            CCS-Maricá         CCS-Maricá         CCS-Maricá
 

 

Primeiramente, na Reunião CCS-Maricá: Com a palavra Dra Carla Tavares:

 
Nesta primeira parte da entrevista, é feita a apresentação pessoal e profissional da nova delegada, Dra Carla Tavares, que assumiu a delegacia naquela data. Em resposta aos questionamentos do público presente, Dra Carla Tavares relata as condições atuais de trabalho da delegacia. Além disso, Dra Carla fala da parceria da Polícia Civil, com a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal, além de esclarecer pontos sobre criação de DEAM – Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. Ademais, esclarece a necessidade de capacitação do efetivo policial para o melhor atendimento à população. Dra. Carla Tavares disponibiliza número da 82ªDP para Disk Denúncia no Whatsapp. Do mesmo modo, esclarece como fazer o registro de ocorrências policiais pela internet. Desse modo, fornece o endereço do site da Polícia Civil para a realização da ocorrência em qualquer lugar e a qualquer momento pela população. 

 

Logo depois, na Reunião CCS-Maricá: Com a palavra Ten. Cel. Marçal:

 

Na segunda parte da entrevista, o Ten. Cel. Marçal nos informa sobre apuração de existência de milícias no distrito de Itaipuaçu-Maricá(RJ), de acordo com denúncia anônima recebida, e disponibiliza números de telefones, celular e fixo, para Disk Denúncia do 12º Batalhão, que funcionam 24 horas por dia. Também esclarece questões referentes à construção em Maricá de um Batalhão da PM e/ou de Cia Independente. Ten. Cel. Marçal fala da carência de recursos humanos e materiais do 12º Batalhão. Analogamente, relata a necessidade de manutenção e substituição de viaturas em condições precárias para o bom funcionamento da estrutura policial. Carla Santos – Presidente do CCS – informa à população que o conselho encontra-se disponível para atender solicitação de qualquer pessoa (física ou jurídica) para reunião visando o esclarecimento de questões relativas à segurança do município e repassa e-mail do conselho para a formalização desses pedidos. 
 
 

 

Então, naReunião CCS-Maricá: Com a palavra Anuciana Silva:

 
Na terceira parte da entrevista, Anuciana Silva, representante da Secretaria de Segurança, explicou detalhadamente o funcionamento do PROEIS – Programa Estadual de Integração na Segurança – e anunciou o quantitativo de policiais militares que podem prestar esse serviço pelo convênio no município de Maricá (RJ). Dra. Carla Tavares, delegada titular da 82ª DP, pediu à população que divulgasse aos policiais militares residentes próximos a Maricá da disponibilidade de vagas no município para atuação no PROEIS, visto tratar-se de trabalho voluntário. Anuciana Silva também esclareceu a todos sobre o pagamento do PROEIS pela Prefeitura de Maricá, rigorosamente em dia, ao Estado que é o responsável pelo repasse aos militares. Complementando a informação prestada por Anuciana Silva, o Ten. Cel. Marçal apresentou os motivos da sistemática do pagamento Estado/policiais militares. Finalmente, esclareceu a existência de contratação desse serviço extra pelo município (PROEIS) e pelo Estado (RAS – Regime Adicional de Serviço), apontando as diferenças entre eles. 
 

Por último, na Reunião CCS-Maricá: Com a palavra Capitão Barreto:

 

Enfim, a última parte da entrevista; Capitão Barreto, comandante da 6ª Cia, respondeu a perguntas da população, referente a realização de ronda escolar nos colégios de Itaipuaçu-Maricá(RJ). Do mesmo modo, relatou o prejuízo do trabalho da polícia em razão de grande número de agressão familiar, verificado no bairro. Com efeito, registro que consome tempo, policiais e viaturas. Apresentou as medidas necessárias e implantadas para combate ao roubo de populares e de veículos. Semelhantemente, Gabine de Rua 83, mancha criminal, necessidade de registro de ocorrência de delitos, Disk-Denúncia foram assuntos abordados pelo Capitão Barreto. 
 
 
 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: