Segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica – Em Inoã e Itaipuaçu
Ainda dá tempo para levar seu animal para vacinar – Segunda etapa da campanha de vacinação contra a raiva
Neste sábado (22), ocorrerá a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica. Dessa forma, os 3º e 4º distritos, correspondentes à região de Inoã e Itaipuaçu, serão os locais onde estarão instalados os postos de vacinação. Assim, bairros como Itapeba, Espraiado, Flamengo, Bambuí, Jaconé, Recanto, Cajueiro, Barroco e outros, participarão desta campanha. Por isso, clique aqui para saber mais detalhes dos locais onde terão os postos de vacinação.
A campanha que acontece neste sábado, começa a partir das 9:00 até às 17:00h. E é imprescindível que você leve seu cão e/ou gato para participar. Desta forma, você evita a contaminação de raiva no animal.
Porém, é importante lembrar que não se deve levar animal doente para vacinar. Se ele tiver com sintomas como: falta de apetite, secreção ocular ou nasal, diarreia, convalescente de cirurgia ou com outras enfermidades, espere que o animal melhore antes de vaciná-lo. Já as fêmeas com lactação ou grávidas devem ser contidas, evitando assim movimentos bruscos e violentos.
Sobre a raiva
Para que não sabe, a raiva é um vírus, uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida dos animais para o homem. Ela é transmitida com maior relevância, por cães, gatos e morcegos para o homem. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Porém, ao não vacinar o seu animal, você corre o risco, dele ser contaminado. Dessa maneira, você além de poder perder o animal, já que a taxa de mortalidade em mamíferos é de praticamente 100%, você também corre o risco de ser contaminado. Sendo assim, a vacina antirrábica é a única forma de prevenção da doença em seu gato e/ou cachorro.
Se você for mordido por um animal contaminado, deve lavar o local machucado com água e sabão. E, deve também procurar a unidade de saúde mais próxima.
Recomendações
Recomenda-se que na hora da vacinação os cães estejam com coleira e guia. Os gatos devem estar na caixa de transporte, evitando assim uma possível fuga ou acidente. E, os animais com temperamento mais agressivo devem estar com focinheira.
Somente pessoa adulta pode levar o animal para ser vacinado. Pois, é responsabilidade da mesma conter o animal no ato da vacinação. Assim sendo, é importante ressaltar que eles não distribuirão a vacina para que você possa aplicá-la depois, ou seja, levar para casa para aplicar.
Sintomas como dor no local vacinado, febre e comportamento mais quieto pode ocorrer até 36 horas depois da vacinação.
Cuide de quem você ama! Leve seu animal para vacinar, vamos participar da segunda etapa da campanha de prevenção à raiva.
Veja também
===> https://m1newstv.com/estagio-oportunidade-de-admissao/
Foto Destaque: Marcos Fabricio
3 thoughts on “Segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica – Em Inoã e Itaipuaçu”
Comments are closed.