esquema especial

Esquema especial para Réveillon em Maricá

Compartilhe essa matéria:

Esquema especial para Réveillon em Maricá

Antes de mais nada, os preparativos para o Réveillon em Maricá já começaram. De fato, os palcos estão sendo montados nos 12 pontos de festa distribuídos pela cidade de Jaconé a Itaipuaçu.  Desse modo, serão apresentações de artistas como Geraldo Azevedo, Jô Borges, Grupo Tô Kerendo, Marianna Cunha, Moniquinha Ângelo, Forró Brasil, Marinho Duka, Banda Thunderock, dentre outros. Com efeito, os shows começam às 20h do dia 31 de dezembro e se estendem até às 2h do dia 1 de janeiro. Dessa forma, para garantir a segurança dos moradores e visitantes foi organizado um esquema especial de atendimento.

Inicialmente, a Empresa Pública de Transportes (EPT) disponibilizará ônibus no horário noturno no dia 31/12 para as comemorações do Ano Novo. Além disso, as viagens para Ponta Negra via Manoel Ribeiro irão até o DPO e retornarão pela mesma via. Entretanto, as viagens via Cordeirinho irão até a curva do “S” e retornarão. A empresa informa ainda que alterações podem ocorrer no decorrer do dia de acordo com a interdição das vias. 

esquema especial

 

Será mobilizado um grande efetivo nos pontos da cidade onde haverá shows e queima de fogos. De fato, serão ao todo 180 profissionais entre agentes de segurança, orientadores de trânsito e policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Em suma, todos atuando durante as festividades em todos os locais de shows. O órgão irá utilizar 23 viaturas, dois quadriciclos, duas motos e 40 rádios digitais para ajudar na comunicação. Em cada um desses pontos, haverá uma tenda com agentes de segurança que irão identificar as crianças e adolescentes com pulseiras e orientar o público.

_ Continua após publicidade _

Esquema especial para Interdição de ruas

No dia 31/12, as ruas próximas aos locais dos shows serão interditadas das 17h às 2h.

Em  Araçatiba

Visto o túnel de Luzes, a Rua Álvares de Castro será interditada na altura do Fórum a partir das 16h. Consequentemente, será liberado estacionamento gratuito, com aproximadamente 400 vagas.

Na Barra de Maricá

De fato, outro ponto onde é esperado grande movimento. Por este motivo, o fechamento ocorrerá próximo à orla na Avenida Litorânea. E, simultaneamente, na Rua João Frejat (antiga Rua 13), entre a esquina com a Rua 12 e a Avenida Maysa.

A Praia das Amendoeiras

Assim, em São José de Imbassaí, a interdição na orla da lagoa será no trecho inicial da Rua Mário Leve, entre as ruas E e 27.

Em Ponta Negra

A Rua Carolino do Nascimento (Avenida Litorânea) será fechada entre a chamada ‘vila’ (que dará acesso ao palco) até a altura do posto salva-vidas. Entretanto, a avenida Maysa não sofrerá alteração.

Em Jaconé

Então, próximo ao palco de Jaconé, as interdições serão nas ruas Um e Dois no lado da praia.

Em Cordeirinho

Igualmente, serão fechadas as ruas 90 e 92 na Avenida Maysa, no lado da praia.

Em Itaipuaçu

Em primeiro lugar, a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) será fechada na altura da Rua 37. Semelhantemente, na parte da orla, sofrerá interdição o trecho entre o quiosque Sobre as Ondas e a Passagem Nove. Além disso, no Recanto, a Rua Dr. Adair Farah da Mota será fechada após a ponte sentido praia. Entretanto, caso o movimento seja intenso, também poderá ocorrer a interdição da Rua Engenheiro Domingos Barbosa com Rua Luis Vieira (na altura da rotatória fechando o acesso total da praia aos veículos, exceto para moradores). Na Praça dos Gaviões, a Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36) será interditada na altura da Avenida Zumbi dos Palmares. Na Praia do Francês, será interditado o trecho da avenida da praia na altura da Rua 83 próximo ao DPO. 

Em Santa Paula

Entretanto, não haverá interdição de ruas em Santa Paula.

_ Continua após publicidade _

RV JestSkiAndrea Luz, Espaço Saúde Luzm1newstv, cara limpa

 

Ambulância e postos médicos

Serão montados postos médicos com ambulâncias nos locais de shows nos bairros Araçatiba, São José do Imbassaí (Lagoa das Amendoeiras), Ponta Negra, Itaipuaçu (Praça dos Gaviões) e Cordeirinho. Também haverá cobertura com ambulâncias em Jaconé, Caju, Santa Paula, Rua 83 (Praia do FrancêsItaipuaçu), Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1 – Itaipuaçu) e Recanto (Itaipuaçu).

Por certo, as três unidades de emergência do município também foram mobilizadas no esquema especial, a saber,

  •   Hospital Conde Modesto Leal, no Centro,
  • a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Inoã, e
  • Pronto Socorro de Santa Rita, em Itaipuaçu. 

Por fim, estão preparadas e abastecidas com medicamentos para atender durante 24h os casos de urgência, em que há risco iminente de morte.

Foto: Fernando Silva

 

Em cada uma dessas unidades ficarão duas ambulâncias disponíveis. No hospital municipal, a equipe estará composta por quatro clínicos, dois ortopedistas 24h, dois cirurgiões 24h, dois obstetras ginecologistas, três pediatras durante o dia e dois no período noturno. Além disso, haverá anestesista 24h e bucomaxilofacial (sobreaviso, além dos serviços de tomografia, raios-x 24 h e laboratório 24h). Na UPA, estarão de plantão quatro clínicos durante o dia e três durante à noite e três pediatras. E, no posto de Santa Rita, dois clínicos 24h.

 

Praia com segurança

 

Por meio da operação Orla Segura, foram disponibilizados locais e postos supervisionados por guarda-vidas. Essa segurança será nos seguintes pontos: em frente às ruas 53, 63, 83, 70, Peixão e Aeronáutica (Itaipuaçu); ruas 0, 4, 10 e 13 (Barra de Maricá); em frente as ruas 30 e 40 (Guaratiba); em frente às ruas 90, 107 e 115 (Cordeirinho); próximo à Curva do S e no canto próximo ao Villar da Praia (Ponta Negra); e na Lagoa do Boqueirão e Orla Zé Garoto.

O órgão ainda dá dicas aos banhistas para curtir a praia com segurança como: respeitar as sinalizações e avisos; nadar apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas; consultar os agentes para saber as condições para o banho e o local mais apropriado para o banho, longe das correntes de retorno; não entrar na água alcoolizado; não entrar na água com bandeira vermelha nem em áreas próxima a costões e locais impróprios; e redobrar o cuidado com as crianças. Em caso de dúvidas, os interessados podem ligar para o número 199 para outras informações.

 

Limpeza das praias

 

Logo após os shows, as equipes de limpeza, num esquema especial, iniciarão a retirada de lixo e a varrição das praias. O serviço começa às 5h da manhã, com a previsão que tudo esteja limpo por volta do meio-dia. Dessa forma, serão 850 funcionários responsáveis pela varrição e limpeza geral. No total serão 16 caminhões trucados, 14 caminhões toco, 11 retroescavadeiras, 11 carretas, seis caminhões carroceria, quatro escavadeiras, dentre outros. Haverá também o caminhão compactador estacionado próximo a rodoviária do Centro para receber e compactar o lixo recolhido. Estimativa da Secretaria de Conservação de recolhimento de lixo superior as 22 toneladas, recolhidas no último Réveillon (2017-2018).

_ Continua após publicidade _

Nidia Freitas SalãoEspelho MeuM1tv-indoor, slider

 

 

Plantão dos Conselheiros Tutelares

Além disso, no esquema especial, os conselhos tutelares ficarão de plantão. Desse modo, caso haja necessidade, poderão ser acionados pelos telefones: (21) 2637-4193 do Conselho Tutelar 1 – Centro e (21) 2637-4091 do Conselho Tutelar 2 – Inoã. Semelhantemente, as duas casas de acolhimento, a Zuleika Cardoso e a Monteiro Lobato, oferecerão uma ceia especial para as crianças e adolescentes atendidos.

Foto Destaque: Clarildo Menezes

 

Veja também:

====> Noite da virada em Maricá: Reveillon 2019

====> Antes do reveillon?? O que fazer?? Aonde ir em Maricá??

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Esquema especial para Réveillon em Maricá

Comments are closed.