Espraiado colheita Fazenda Ibiaci

Colheita orgânica da Fazenda Ibiaci: Maricá e a agricultura

Compartilhe essa matéria:

Melancias orgânicas são colhidas na primeira safra da Fazenda Ibiaci

Cerca de 3,6 toneladas de melancias foram colhidas na primeira colheita de frutas e legumes orgânicos plantados na Fazenda Ibiaci, no Espraiado.  Ora, ibiaci é uma palavra de origem indígena e significa “Bondosa Terra”, logo Fazenda “Bondosa Terra”. De fato, a Fazenda Ibiaci faz jus ao nome. O cultivo foi feito pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca. No local, antes improdutivo, também foram plantadas abóbora e aipim. Parte dessas frutas foi doada para a Escola Municipal do Espraiado, no mesmo bairro.

Acompanhando a colheita ao som de forró, o prefeito Fabiano Horta disse que a finalidade da fazenda é expandir a cultura da terra em Maricá. Veja aqui vídeo que registra esse momento importante para o resgate de nossa agricultura. Juntamente com o prefeito estavam o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino e o produtor rural, Liberino Monteiro dos Santos, conhecido como Niltinho.

 

Niltinho agradeceu o apoio recebido e declarou:

“Maricá é uma das melhores terras do Brasil. E, tudo que plantamos nela nós colhemos como uva, jabuticaba, tomate, aipim e coco.”

 

“Lagoa Limpa, Mar de Peixe”: piscicultura 

 

Neste momento, o secretário Júlio Carolino fala sobre a importância de trabalhos desenvolvidos, a saber, Projeto “Lagoa Limpa, Mar de Peixe”. Com efeito, o projeto “Lagoa Limpa, Mar de peixe” foi lançado em 17/03/2017, na Comunidade de Zacarias. Desde então, tem sido levado a todo o complexo lagunar da cidade: lagoas do Padre, Guarapina, Araçatiba, Jacaroá, Barra, Jaconé e Brava, além dos canais de Ponta Negra e da Costa (Itaipuaçu). Formando, desse modo, o ecossistema costeiro junto à faixa litorânea e ao arquipélago das ilhas Maricás. Por certo, essa conscientização ambiental é fundamental para todos, principalmente para quem mora no entorno. Por intermédio desse projeto, o debate é levado à escolas e a causa ecológica torna-se visível.

Importante ressaltar, a inauguração (22/03/2019) de posto avançado da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro FIPERJ. De fato, este é o primeiro Posto Avançado na região, e vai atender a pescadores e produtores rurais de Maricá e, se possível, outros municípios da região. A nova unidade possibilitará também a qualificação dos pescadores artesanais, através de palestras com profissionais do FIPERJ. Além disso, irá servir de base para emissão de documentações necessárias para os pescadores exercerem suas atividades Em suma, o objetivo é ampliar o atendimento aos pescadores e piscicultores da cidade pelos técnicos da Fiperj, que levou em conta o potencial de Maricá para a aquicultura e a pesca artesanal.

 

Fazenda Ibiaci, bondosa terra que incentiva o resgate da agricultura maricaense – colheita que superou a expectativa

 

fazneda ibiaci espraiado melancia

 

Ainda sobre a Fazenda Ibiaci,  Júlio Carolino, adiantou que em breve será feita a colheita de 2 mil abóboras, quantidade acima de sua expectativa, que era de mil. 

“Maricá é uma área que já se produziu muita cana-de-açucar. Além disso, teve festivais de laranja e hoje o prefeito está resgatando tudo isso”, concluiu Júlio Carolino.

O secretário também aponta a próxima produção de farinha de mandioca e polvilho. Semelhantemente, o secretário enumera a produção de banana passa, tomate seco e outros desidratados. Com efeito, serão produzidos na Fábrica Municipal de Desidratados em construção em Ubatiba. Sem dúvida, a obra de construção da fábrica e a aquisição dos equipamentos necessários são passos concretos em direção ao incentivo da agricultura familiar.

Antes de mais nada, é o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. Também é sabido que,  na maioria das vezes, produtores familiares não utilizam grande quantidade de agrotóxicos. Em suma, a agricultura familiar é associada à agricultura orgânica. 

Acrescente-se também que a agricultura familiar é responsável pela contenção do êxodo rural, visto sua importância na geração de trabalho e renda no campo.

 

Veja também:

>>>> EcoMuseu Bertha Lutz – inauguração no Espraiado, Maricá

>>>> Piscicultura: 2ª palestra gratuita e Inauguração Posto FIPERJ

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: