turismo de negócios

Turismo de Negócios, Lazer e Rural – Maricá se transforma

Compartilhe essa matéria:

O primeiro Workshop sobre Turismo Corporativo de Maricá aconteceu dia 22/07, no Diamond Eventos, na RJ 106, km 23,5 em Itapeba, Maricá. Antes de mais nada, turismo corporativo é o turismo de negócios. Estavam presentes pelos C&VB: Marco Navega, presidente da FC&VB-RJ, José Alexandre Almeida, coordenador de projetos da FC&VB-RJ, Guilherme Abreu, presidente do Macaé C&VB, Paulo Santos, presidente do Maricá C&VB e demais diretores. Diversos foram os temas tratados neste workshop.

MICE = Turismo Corporativo ou Turismo de Negócios e Eventos

A palestrante Vaniza Schuler, além de consultora, é conteudista, escritora, Mestre e Bacharel em Turismo, Especialista em Consultoria Turística e Especialista em Relações e Negócios Internacionais, possui mais de 30 anos de experiência no mercado, tendo atuado em organizadoras de congressos, Convention & Visitors Bureaus, na Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande de Sul e no Ministério do Turismo/Embratur.

Assista aqui entrevista da palestrante para a M1News.

 

Marco Navega, presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro.

Em entrevista exclusiva à M1News, Marco Navega, presidente da FC&VB-RJ,  explica que o turismo corporativo é diferente do turismo de lazer. Além disso, constata que este turismo já é  realidade em Maricá e por isto consta do planejamento do Maricá 2030. Com efeito, a cidade está num momento comercial, industrial, sem mencionar o setor de óleo e  gás.

 

No Workshop, MarcoNavega menciona o enorme  potencial turístico de Maricá visto o município possuir um aeroporto, serra, mar, além de estar vivenciando um momento de óleo e gás. Acrescenta que o mercado de óleo e  gás não espera por isso aconselha aos empresários a investirem no seu negócio porque a cidade ainda vai mudar muito. Do mesmo modo, esclarece que o turismo é o melhor segmento econômico do mundo. Assim sendo, o pessoal envolvido no ramo de turismo tem que estar capacitado. Desse modo, aconselha a busca da profissionalização, além da busca do aprendizado de uma segunda língua. Acrescenta que poucas prefeituras têm a consciência de pensar no futuro, entretanto ressalta que, esta é a visão da prefeitura de Maricá. Ou seja, a prefeitura busca preparar o município para uma outra época, para uma outra realidade. 

De fato, Maricá tem uma situação privilegiada, visto estar situada a 60 km do Rio de Janeiro. Sobretudo, o município dista 200 km do pré-sal e recebe anualmente uma generosa fatia de royalties.

Turismo corporativo ou turismo de negócios e eventos, segmento também conhecido como MICE.

De acordo com Vaniza Schuler:

“Turismo de Negócios é um patinho feio dentro do conceito de turismo”.

A palestrante inicia o workshop relacionando a diferença entre Turismo de Negócios e Turismo de Lazer, acrescentando o  enorme potencial para o Turismo de Negócio de Maricá. Salienta que a primeira e principal diferença é a pessoa, a saber:

  • turista de lazer é pessoa física,
  • entretanto, turista de negócios é pessoa jurídica.

Analogamente, Vaniza apresenta as características do turismo de negócios:

  • motivação, ou seja, o trabalho, ou business;
  • necessidade, ou seja, o turista de negócios viaja porque precisa estar naquele local.

Além disso,  acrescenta que o turismo corporativo só é possível para municípios que possuem recursos para construir a estrutura exigida, a saber: salões para eventos; espaços para realização de feiras e treinamentos, além de salas de reuniões. Muitas vezes, há também a necessidade de contratar fornecedores e profissionais técnicos e de alugar equipamentos e tecnologia para essas ocasiões.

Vaniza também esclarece que o turismo de negócios acontece fora do turismo de lazer, isto é, acontece em tempo distinto. Do mesmo modo, aponta que festas populares, eventos artísticos, festivais, mostras culturais e formaturas não estão incluídos no turismo de negócios. Entretanto, por intermédio de cronograma apresenta as necessidades e  interesses predominantes deste turista de negócios. 

CVB = Conventions & Visitors Bureau

Durante o workshop, foi mostrado o significado dos CVBs, sigla de Convention & Visitors Bureau, a saber: empresas que se unem visando promover o desenvolvimento econômico e do turismo de um município. Com efeito, os CVBs visam aumentar a geração de receita do município, por meio do aumento do fluxo de visitantes; quer sejam de negócios, de eventos ou de lazer.

Originário do Estados Unidos em 1896, espalhou-se em pouco tempo pela América do Norte e Europa. Na América do Sul, o Brasil foi o primeiro país a ter um CVB. De fato, em 1983, foi fundado o São Paulo C&VB, seguido pelo Rio de Janeiro em 1984. Registra-se, em junho de 2018, pela União Brasileira de CVBs e Entidades de Destinos o número de 44 associados. Atualmente, Maricá também possui o seu CVB, que juntamente com a Secretaria de Turismo está trabalhando pelo segmento.  

Maricá 2030, Turismo Rural 

Em entrevista à M1News, José Alexandre expõe o Projeto Maricá 2030, o plano municipal de desenvolvimento turístico sustentável, no qual a Prefeitura através da secretaria de Turismo e a Codemar trabalham para transformar Maricá no destino de referência turística. O recém criado Festival Gastronômico e a próxima apresentação do Calendário de Eventos do município também foram temas abordados.

 

Nesta parte de nossa entrevista, José Alexandre destaca a criação do circuito de turismo rural. Do mesmo modo, divulga a presença de Maricá na 2ª edição do evento “Sabores da Roça” que acontece no shopping Downtown, na Barra da Tijuca, nos dias 01 a 04 de agosto.

 

Neste evento estará presente um chefe que vai preparar o prato típico do Espraiado, a saber: o guandu. Semelhantemente também haverá um espaço de divulgação da agroindústria do município. Desse modo, Maricá pretende tornar-se referência também na área de turismo rural. Além disso José Alexandre confidencia que o evento Espraiado de Portas Abertas sofrerá uma nova roupagem. Do mesmo modo, contará com novo material de divulgação, além de capacitação dos empresários da área.

 

 

Semelhantemente, Paulo Santos, presidente do Maricá C&VB, confirma a participação de Maricá neste evento de grande porte na Barra da Tijuca, o “Sabores da Roça”, e convida os maricaenses a prestigiarem seu município.

 

Centro de Informações Turísticas – CIT

Ainda neste workshop, foi confirmado que os Centro de Informações Turísticas – CIT  de Maricá sofrerão alterações. De fato, os containers de Ponta Negra e Itaipuaçu estão fechados para reforma e melhorias. Suas equipes passarão por treinamento, cursos de capacitação na Escola Municipal de Administração (EMAR) e city tour para conhecimento dos pontos turísticos de Maricá. Semelhantemente, depois sofrerão as mesmas intervenções o CIT do centro de Maricá, que fica na Praça Conselheiro Macedo Soares, a Praça do Turismo e o CIT do Aeroporto Municipal de Maricá.

Aplicativo Maricá 2030

Maricá 2030 – aplicativo que está sendo formatado por um grupo, o Grupo Maricá Digital. Nesta fase, estão sendo relacionados os hotéis, pousadas e espaços de eventos. Com informações minuciosas sobre esses espaços. Paulo Santos, presidente do MaricáC&VB  explica o projeto.

 

Equipe da Secretaria de Turismo 

Mariana Klein, Elenice Torres e Elson Ribeiro

Mariana Klein – coordenadora de mídias sociais.

Elenice C. P. Torres – coordenadora dos CITs de Ponta Negra, Itaipuaçu, Centro e Aeroporto.

Elson Ribeiro – coordenador de eventos.

Sem dúvida, Maricá pretende ser reconhecido como uma opção de turismo de lazer, de negócios e de base comunitária da região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

 

Enfim, veja também: Convention & Visitors Bureau – Projeto Turismo Maricá 2030

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: