Trilhas longo curso 1 etapa

Trilhas de longo curso, Maricá no ecoturismo

Compartilhe essa matéria:

A Prefeitura inaugurou nessa sexta-feira, dia 13/03, na Praça do Spar (Inoã), a primeira etapa da TransMaricá, um projeto de trilhas que vai inserir a cidade no setor de ecoturismo e que já poderá ser percorrida pelos aventureiros neste  sábado, dia 14/03. A atividade pesada, com cerca de 20 km, subidas e descidas íngremes será aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.

 

“Maricá tem uma vocação gigante de observação e contemplação. E esse é um segmento que tem crescido muito. Por certo, as pessoas tem descoberto que andar faz muito bem para a alma, para a vida, para a renovação do espírito. Então, a gente quer aproveitar esse potencial imenso que Maricá tem de beleza natural, de riqueza cultural e religiosa que as trilhas vão explorar a partir do trabalho que foi feito com todo georeferenciamento e placas de indicação. As pessoas vão receber informação ao longo do trajeto, para que ele seja feito com toda segurança”, explicou o prefeito Fabiano Horta.

 

“Desde que fui convidado para ser secretário há três anos, a única cobrança que recebi foi a implantação do projeto Caminhos de Maricá, as trilhas de longa caminhada. E a gente hoje está entregando essa primeira fase. E, na iminência de entregar toda a trilha até o final do ano para que a população de Maricá possa curtir todas as belezas naturais que nós temos”. Assim, comemorou o secretário de Cidade Sustentável, pasta responsável pelo projeto, Hélter Ferreira.

 

Caminhos e trilhas inexploradas 

Coordenador da TransMaricá, Felipe Zeidan explicou que o projeto foi pensado para desenvolver o ecoturismo na cidade, atraindo muitos turistas tanto nacionais quanto internacionais.

“Maricá tem essa projeção porque tem muitos caminhos e trilhas que são inexplorados ainda. A cidade tem esse potencial que a gente quer desenvolver; sinalizando para dar o maior conforto possível para os trilheiros; e inserindo Maricá num sistema brasileiro de trilhas de longo curso, que é uma coisa que está crescendo muito e que vai unir o sul ao norte do país”. Justificou Felipe.

 

As outras duas etapas já estão em desenvolvimento. Uma delas vai da rampa do parapente até o Silvado e a outra do Silvado até o Espraiado.

Assim, a recomendação para a caminhada é usar calçado com travas, roupa confortável e boné. Do mesmo modo, levar água, lanche, repelente, protetor solar, muda de roupa extra, saco para seu lixo e remédios de uso pessoal.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: