Torneio Intercolegial

Torneio Intercolegial de Games de Maricá chega ao fim

Compartilhe essa matéria:

A final e a semifinal do 2º Torneio Intercolegial de Games de Maricá (TI Games 2), iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Secretaria de Educação, aconteceram no último fim de semana (dias 07 e 08/12), na quadra da Arena Flamengo. Os times da Escola Estadual Elisiário da Matta e Escola Municipal Lúcio Thomé Guerra Feteira levaram a melhor e garantiram para suas escolas, uma sala game, com as duas primeiras colocações respectivamente.

Além disso, também chegaram à final de domingo, a Escola Municipal João Monteiro; o Instituto Federal Fluminense (IFF); o curso Prima e a escola particular Santa Monica. No sábado, a semifinal contou com a participação de 17 times com cinco alunos cada, representando 15 escolas.

Visão dos torcedores

 

Desse modo, a animação tomou conta de alunos, professores e familiares. De fato, torcedores que aplaudiram, sacudiram bexigas coloridas, tocaram instrumentos e insistiram em gritos de guerra. Um deles era Antônio Carlos Oliveira (15 anos), morador de Itaipuaçu e aluno da E.M João Monteiro:

“Eu só estou torcendo, mas acho muito importante ter um torneio de games desse na cidade. Principalmente agora, que esse tipo de torneio começou a crescer, vai ajudar a escola a crescer também. Além de ganhar aquele troféu enorme ali, a gente ganha experiência.”

Gabriela Agra (19 anos) veio do Colubandê (São Gonçalo) para torcer por um familiar:

“Eu soube pelo meu primo que está participando e me pediu para compartilhar na internet, para chamar mais pessoas para vir. Saí da escola há pouco tempo e não tinha esse incentivo aos games. Aí eu vim para dar um apoio, porque acho esse torneio muito importante. Meu primo, por exemplo, quer ingressar nesse caminho como desenvolvedor de jogos, e ter um torneio, incentiva os jovens de que tem um futuro para isso.”

Torneio Intercolegial de Games de Maricá

O torneio teve apoio da Codemar e foi acompanhado pelo superintendente de Desenvolvimento do Parque Tecnológico de Maricá. Thiago de Paula classificou a competição como uma revolução na educação:

“É um exemplo para o país de que derrubar um preconceito pode ajudar muito no desenvolvimento da criança e das profissões do futuro. Com o torneio, a gente abre as escolas para os jogos e mostra às crianças que existem diversas profissões. Essa é uma das áreas que mais gera emprego no mundo, então elas podem fazer parte disso e Maricá é uma porta de entrada para isso.”

Victor Prado, game designer e representante da For Games, fala sobre a ação pioneira. A For Games é empresa que utiliza games como ferramenta de aprendizado e sociabilização.

“Essa é a primeira vez que uma cidade no Brasil faz isso, que uma cidade abraça games, legitima games na escola como uma ferramenta educacional, social, que já foi provada que estimula o emocional e que é uma indústria bilionária que gera renda de forma empreendedora.”

Sendo assim, durante o evento, os professores que incentivaram a disputa receberam certificados de professores gameficadores. O primeiro foi Thalles Rezende (31 anos). Thales é morador de Itaipuaçu e leciona nas Escolas Municipais João Monteiro e Anísio Espínola Teixeira, ambas de seu bairro.

O professor, que lidera três times e acredita que os jogos colaboram com o aprendizado, acrescenta:

“Acho que essa é uma maneira de trazermos para dentro da escola, uma atividade que é da realidade dos alunos e que muitas vezes é vista como um obstáculo ao aprendizado. Então, estamos revertendo isso. Eles se engajam mais. O jogo estimula a competitividade, a solidariedade e a colaboração, porque uns acabam ajudando aos outros e isso fortalece os laços.” 

Enfim, veja também:

>>Alto Espraiado e o Papai Noel Rural

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: