Clarildo Menezes

Segundo dia da Flim reúne centenas de pessoas em palestras com escritores

Compartilhe essa matéria:

Nesta quinta-feira (21/09) haverá sessão de autógrafos e fotos com ‘Os aventureiros de Luccas Neto’

O segundo dia da 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) recebeu centenas de estudantes, moradores e visitantes para assistir às palestras com os escritores convidados. O filósofo Mário Sérgio Cortella, um dos mais celebrados e atuantes escritores do país, participou virtualmente na parte da tarde abordando o tema “Pluralidade humana e decência partilhada: ética não é cosmética”. Já  no início da noite, o psicólogo clínico, Rossandro Klinjey, cujos vídeos têm milhões de visualizações nas redes sociais, apresentou a palestra ‘Educação Socioemocional: Como caminhar na estrada que vai dar em nada, nada, nada, nada… Do que eu pensava encontrar’. A programação desta quarta-feira ainda contou com uma roda de conversa com o tema ‘Autoras Pretas de Maricá’ mediada pela escritora Lili Dias, além de outras atrações.

Com muitos aplausos e sorrisos, o público participou de forma entusiasmada da palestra de Rossandro Klinjey, ponto alto do dia. O autor de livros de autoajuda abordou temas como o perdão, rancor, atitudes de confronto pessoal, tudo com muita leveza e seriedade.

“A palestra tem como foco falar no desenvolvimento da capacidade de reconhecer e refletir sobre as próprias emoções, rancores, histórias da nossa vida e o cotidiano. Não podemos banalizar esses temas. Há quem diga, por exemplo, que devemos perdoar e esquecer. Eu afirmou que não devemos carregar a mágoa, mas não devemos esquecer. Não somos robôs. Não podemos nos reprogramar dessa maneira”, disse Klinjey sendo aplaudido em seguida.

Mais cedo, ao fazer uma reflexão sobre os valores adotados diariamente, Mário Sérgio Cortella, destacou e explicou que a ética não é um cosmético – que serve para enfeitar o rosto – a ética é a proteção da decência e está ligada à liberdade de decidir sobre questões importantes das nossas vidas:

“O conjunto de valores que usamos para orientar nossa conduta como indivíduos e como comunidade não são imutáveis. Há 20 anos, nós não debatiamos uma série de questões propostas pelo mundo digital. Não seria possível, por exemplo, para Aristóteles ou qualquer um dos pensadores clássicos, comentar sobre sigilo no mundo digital, ou direito na comunicação digital”, afirmou o professor de Filosofia.

O secretário de Educação, Márcio Jardim, adiantou que o educador estará em nosso município ano que vem.

“É com muita emoção que anuncio que em março de 2024 o Mario Cortella, que como todos nós tem multiplicidade de pensamentos e questionamentos, estará presencialmente em nosso município. Hoje finalizamos com uma excelente palestra do Rossandro Klinjey, que também é um grande escritor e psicólogo. A Flim promete muito nesses dias de estada aqui em Itaipuaçu”, disse Jardim.

O segundo dia de evento, que acontece até o dia 1º de outubro e é realizado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, foi encerrado com show da banda “Sala Cult’, que se apresentou com muita música MPB, pop e rock. Para a moradora de Itaipuaçu, Ana Cortes, o evento não poderia estar melhor.

“Estou adorando ter essas atividades perto de casa. Já frequentei outros anos e afirmo que esse ano a estrutura e arrumação estão impecáveis. É sempre bom fortalecermos a leitura, música e toda forma de cultura”, comentou a morada que levou os filhos para comprar livros.

A estudante de 10 anos, Maria Clara, elogiou a festa e se emocionou ao agradecer pelos vouchers.

“Estou bem feliz em poder adquirir livros com esses vouchers que recebi da minha escola”, comentou.

A Flim  é o maior evento literário e cultural de Maricá, com entrada franca e mais de 200 horas de programação, das 8h às 20h, até o dia 1 de outubro. Na programação oficial estão: palestras, contação de histórias, sessões de autógrafos, apresentações musicais, espetáculos teatrais, entre outros. O grande homenageado deste ano será o cantor, compositor e imortal Gilberto Gil.

Programação continua nesta quinta-feira (21/09)

Nesta quinta-feira (21/09), a animação para a criançada pela manhã fica por conta da Marilia Pirilo e à tarde serão  os artistas da Animação Colmeia. Já às 14h acontece a sessão de autógrafos e fotos na Arena de Debates com Os aventureiros de Luccas Neto e, às 16h30, acontece a palestra ‘A literatura de Adriana Calcanhoto’ com Adriana Calcanhoto. Às
18h a Flim receberá na roda de conversa o tema Cruzando Fronteiras Criativas: Diálogos entre Literatura, Ilustração e Arte, que será ministrada pelos escritores Léo Cunha, Lúcia Hiratsuka, Carlos Alberto de Carvalho e Alex Gomes. Finalizando a noite, a partir das 20h30,a cantora Bruna Mandz sobe ao palco com música autoral e de outros artistas.

Sobre o local

Em uma área de seis mil metros quadrados, a estrutura terá mais de 60 editoras e espaços especiais dedicados a diferentes públicos, do infanto-juvenil ao adulto. O Espaço Criança vai abrigar a Vila Pé de Maricá, em alusão a árvore que dá nome ao município, e contará com 76 estandes dedicados ao público infanto-juvenil. Já o espaço Porão Cultural será reservado para apresentações de artistas locais de diferentes vertentes. A Tenda Literária abrigará 154 estandes de vendas de livros e na Tenda Festart haverá um amplo espaço com puffs para descanso. A Tenda Codemar + Recarregue-se será um local com redes, cadeiras de praia e tomadas para recarregar a energia e os aparelhos celulares.

Shows de Adriana Calcanhoto, Zélia Ducan e Maneva

Além de um amplo espaço gastronômico com diversos restaurantes, que funcionará na Praça Camburi, o Palco Multicultural receberá diversos shows de artistas locais e da música nacional. Nos 13 dias de evento passarão pelo palco grandes nomes, como Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan, a banda Maneva e o cantor Daniel Jobim, neto do compositor Tom Jobim. Também se apresentarão no local o Teatro Mágico e a cantora maranhense Flávia Bittencourt.

Mumbuca Literária

Este ano, os vouchers para compra de livros foram batizados de “Mumbuca Literária” em referência à moeda social de Maricá. Serão distribuídos 35 mil vouchers para os estudantes das 65 escolas da rede municipal de ensino, bem como os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da rede estadual, como ocorreu nas edições anteriores. Também serão contemplados os estudantes do projeto municipal de alfabetização: “Sim, eu posso”.

A novidade é que, pela primeira vez, os aposentados da Secretaria de Educação de Maricá e os alunos do Passaporte Universitário (programa de concessão de bolsas totalmente gratuitas) também terão direito ao voucher. O valor do “Mumbuca Literária” será o equivalente a R$ 200, exceto para alunos do Passaporte Universitário que terão direito a vouchers de R$ 100.


Festa Literária Internacional de Maricá – FLIM

Data: de 19 de setembro a 1º de outubro de 2023
Horário: 8h às 20h
Endereço: Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu

 Clarildo Menezes

Foto: Clarildo Menezes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: