Saúde conclui obras de qualificação da Unidade de Pronto Atendimento Municipal Santa Rita, em Itaipuaçu

Compartilhe essa matéria:

Espaço de urgência e emergência conta agora com áreas ampliadas, melhorias estruturais, novo mobiliário e programação visual

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, entregou nesta quarta-feira (17/01) as obras de adequação da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita, localizada na Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36), no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu. O espaço de urgência e emergência atende 24 horas e recebeu melhorias para qualificar a assistência à população, incluindo a duplicação do número de consultórios médicos, reestruturação e climatização da recepção e a adequação do trauma.

A unidade também passou a contar com sala de procedimentos, de ouvidoria, novo mobiliário para diversas áreas e uma farmácia ampliada. Em outra frente, foi implantada uma nova identidade visual à UPAM, com pintura, adesivos microperfurados, quadros informativos e alusivos à saúde. A autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) realizou o paisagismo da área externa, com área verde e plantio de mudas adequadas à região.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Fabiano Horta ressaltou o papel fundamental da unidade para o distrito de Itaipuaçu, pontuando as melhorias e a assistência de ponta.

“Agradeço a cada profissional da área que ajudou nessa construção, reafirmando os princípios do SUS com atendimento de qualidade e humanização. Todos que entram nesta unidade têm o entendimento dos avanços que construímos na Urgência e Emergência, e agora a UPAM tem mais consultórios, recepção reestruturada e fluxo que cumpre uma lógica ainda melhor. O novo Santa Rita é a unidade mais acolhedora da rede de saúde de Maricá”, destacou o prefeito.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, afirmou que a adequação da UPAM Santa Rita fará a diferença no cotidiano, com acolhimento qualificado e serviços essenciais para um distrito em crescimento.
“É uma alegria participar dessa entrega. A população de Maricá aumenta e a UPAM Santa Rita é uma resposta a esse crescimento, principalmente de Itaipuaçu, com melhorias que trazem mais qualidade, estrutura e humanização. Após o atendimento, o paciente recebe o medicamento na farmácia da unidade, um diferencial da nossa Rede de Urgência e Emergência. Seguiremos requalificando e expandindo os serviços para ampliar o acesso”, garantiu.

A cerimônia de entrega também teve a presença de outros secretários municipais, vereadores, gestores da saúde e profissionais da unidade.

Assistência qualificada em Itaipuaçu

O Pronto Atendimento Municipal Santa Rita é fundamental para o quarto distrito, oferecendo atendimentos de urgência e emergência em clínica médica e pediatria 24 horas. Na área de trauma, os pacientes recebidos são estabilizados e, posteriormente, transferidos para unidades de retaguarda, como os hospitais municipais Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, e Conde Modesto Leal, no Centro.

A unidade está localizada em uma área estratégica, próximo às principais ruas de Itaipuaçu. O espaço completou seis anos de funcionamento no dia 28 de dezembro de 2023 e, atualmente, realiza cerca de 6 mil atendimentos por mês, o que evidencia a sua importância.

Para Juliana Nogueira, subsecretária da Rede de Urgência e Emergência da cidade, as adequações da UPAM Santa Rita simbolizam avanços e um novo momento para os atendidos no local.

“Essa entrega é um marco histórico para a UPAM Santa Rita e agradeço a participação efetiva de todos nessa construção. Fui diretora técnica da unidade por quase três anos e tenho muito orgulho do que ela era e o que se tornou hoje. Esse é o resultado da ação coletiva e um presente para a gestão, os profissionais da unidade e, principalmente, à população”, concluiu.

Foto: Gabriel Ferreira

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: