Prefeitura de Maricá entregou importantes obras em 2023

Compartilhe essa matéria:

Diversos equipamentos públicos, nas áreas de educação, agricultura, esporte e mobilidade urbana, foram construidos pela Somar

 

A Prefeitura de Maricá, por meio da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), entregou em 2023 diversas obras na cidade nas áreas da educação, saúde, esporte e lazer, agricultura e mobilidade urbana. Entre as construções, estão o Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, em Itaipuaçu, as pontes da Mumbuca e do Caxito, a Praça Agroecológica do Flamengo, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Araçatiba, a Unidade de Saúde da Família (USF) Saco das Flores, a praça de Bambuí e o boulevard do Centro.

Inaugurado em junho de 2023, o CEPT foi um marco de infraestrutura no município, entregando a maior escola pública de tempo integral do Brasil, com capacidade para atender cinco mil alunos do ensino fundamental. O CEPT está localizado em uma área de mais de 24 mil metros quadrados na Avenida Jardel Filho, antiga Avenida 2, e dispõe de 81 salas de aula e mais 22 equipadas com telas interativas.

O espaço conta ainda com laboratórios de ciências naturais, robótica matemática, idiomas, artes, dança, cozinha gourmet, refeitório, biblioteca, mini cinema, auditório, observatório e planetário. Na área externa, será construída ampla área de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e duas quadras poliesportivas e uma quadra de atividades de vôlei na areia serão construídas no local. Todos os equipamentos da área externa também serão disponibilizados nos fins de semana para a comunidade de Itaipuaçu.

No mesmo mês, 2.200 alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira, que funcionava em um terreno ao lado, foram transferidos para a nova unidade, que atende os anos iniciais do Ensino Fundamental 1 até os anos finais do Ensino Fundamental 2. Para este ano, a previsão é que cerca de duas mil vagas sejam abertas dando preferência aos estudantes do 6º ao 9º ano. Atualmente, a rede de ensino de Maricá possui 65 escolas e cerca de 29 mil alunos.

Ponte da Mumbuca

Importante travessia que liga o bairro Mumbuca ao Centro da cidade, a ponte localizada na Rua Abreu Sodré foi reestruturada em junho de 2023, dando mais segurança aos motoristas e pedestres que circulam pelo local. Outro ponto relevante desta obra foi o alargamento entre os vãos da ponte, liberando mais espaço para a passagem de água, evitando o aumento no nível do rio Ludgero.

Ponte do Caxito
 
Com uma estrutura antiga que só passava um carro por vez, a ponte do Caxito foi reinaugurada em maio do ano passado durante as comemorações do aniversário da cidade e passou por uma restruturação completa com duplicação da pista e passagem independente para os pedestres.

A nova estrutura de aproximadamente 11 metros de largura e 15 de comprimento possui duas faixas de rolamento para a circulação de veículos nos dois sentidos, o que permite uma maior mobilidade ao trânsito da região. O local recebeu ainda urbanização no entorno com calçada para pedestres e acessibilidade para cadeirantes, além de iluminação.

Praça Agroecológica do Flamengo

Também no mês de maio foi inaugurada a Praça Agroecológica do Flamengo, um espaço com 16 canteiros e plantio de 60 tipos de culturas. A unidade, com 76 metros quadrados, fica próxima ao Parque Linear e no local são cultivados alface (crespa, americana e crespa roxa), aipim, alecrim, couve, cebolinha, coentro, rabanete, repolho, jiló, pimenta, melancia, manjericão, capim-limão e hortelã-pimenta.

O funcionamento da praça, localizada na Rua Ernande Muniz de Andrade, é similar a unidade de Araçatiba, o primeiro jardim comestível inaugurado pela prefeitura. As colheitas são entregues à população em datas específicas, dependendo do tempo de colheita de cada cultura.

Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Paulo Maurício Meira
 
O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Paulo Maurício Meira, que fica na Rua 93, em Araçatiba (próximo ao Fórum), foi inaugurado em maio do ano passado com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento às pessoas que vivem com HIV/Aids, tuberculose, hanseníase e hepatites virais, contando com um espaço totalmente equipado, além de equipe multiprofissional ampliada para oferecer cuidados qualificados à população.

No local, há seis consultórios direcionados a atendimentos diversos, espaço de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e sala de pré-atendimento, onde cada usuário passa por um acolhimento inicial, assim como uma farmácia própria, onde são dispensados os medicamentos receitados pelos profissionais durante as consultas realizadas. No SAE, são atendidas pessoas encaminhadas por outros serviços de saúde e também por demanda espontânea (livre procura).

Unidade de Saúde da Família ACS Nathan da Silva Noronha Figueiredo

Entregue em maio de 2023, a Unidade de Saúde da Família (USF) ACS Nathan da Silva Noronha Figueiredo, localizada na Rua 75 (esquina com a Rua 73), no bairro Saco das Flores, conta com duas equipes de saúde da família e uma equipe de saúde bucal e oferece assistência de qualidade e humanizada a cerca de 6.200 usuários cadastrados.

A unidade de Atenção Primária possui estrutura completa, incluindo quatro consultórios para atendimentos diversos, sala de procedimento, sala de imunização, sala de curativo, consultório odontológico, farmácia para dispensação de medicamentos, além de área administrativa e dos agentes comunitários de saúde. Na área externa, a autarquia Serviço de Obras de Maricá (Somar), responsável pela construção do espaço, instalou equipamentos de convivência para os usuários.

Orla João Barbosa Filho, em Bambuí
 
Como parte das entregas públicas em comemoração aos 209 anos de Maricá, a orla João Barbosa Filho, em Bambuí, que fica às margens da Avenida Braulino Venâncio da Costa, recebeu ciclovia, iluminação, bancos para contemplação da lagoa, área esportiva, horta, aviário, skatepark e campo de grama sintética. O espaço ganhou ainda um lago, academias ao ar livre, playground para as crianças, deck, pista de corrida e estabelecimentos comerciais.

Boulevard do Centro

O Boulevard da Rua José Juvenal Bittencourt, no Centro, começou a ser construído em março de 2023 e integra o projeto de revitalização da Rua Ribeiro de Almeida, uma das principais vias da região central do município, conhecida como ‘rua dos bancos’.

A via ganhou um amplo calçadão de passeio com paisagismo, seis mesas, doze assentos, três mesas e três pergolados, além de acessibilidade para pessoas com deficiência. No total, são 60 metros de extensão e 12 de largura.

Obras em andamento

Apesar do grande número de obras entregues em 2023, muitas frentes executadas pela autarquia ainda seguem em andamento. Entre elas estão: passarelas construídas na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) nas imediações do bairro Parque Nanci; do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, e do Manu Manuela; elevado do Flamengo; calçadão da orla de Ponta Negra; novo centro cívico; Praça do Sol, em Itaipuaçu; Unidade de Saúde da Família (USF) São Bento da Lagoa, em Itaipuaçu, e USF de Itaocaia Valley.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: