rapel nas grutas do spar

Rapel nas Grutas do SPAR e Pedra do Macaco – aventura em Maricá!

Compartilhe essa matéria:

Rapel nas Grutas do Spar e na Pedra do Macaco, Maricá – RJ

Desde já, no sábado (27/04) e domingo (28/04) teremos duas maravilhosas aventuras em Maricá. Sim, no sábado será rapel nas Grutas do Spar e no domingo (28/04), rapel na Pedra do Macaco. Nos dois lugares, os aventureiras saem deslumbrados em razão de suas exuberantes beleza. De fato, são bons programas, trilhas leves e, além de tudo, belas paisagens. Além disso, nas Grutas do Spar tem uma caverna que possui um mini lago com água cristalina. 

Assim, nas Grutas do Spar será um passeio incrível pelas formações rochosas formadas após a exploração de feldspato em uma escavação desativada no bairro do Spar. E, no topo da Pedra doMacaco, é possível apreciar  a Pedra de Inoã, as lagoas que beiram a orla marítima e todo o litoral do município até as Ilhas Maricás, e o bairro de Inoã, por entre duas montanhas. 
 

Informações importantes sobre o rapel nas Grutas do Spar e na Pedra do Macaco

Para o rapel nas Grutas do Spar, a saída será às 8:00 hs da Capela de São João Batista. O retorno será às 12:00 hs.

Já para o rapel na Pedra do Macaco, a saída será às 8:oo hs da Passarela de São Jose do Imbassaí (km 21 da RJ-106). O retorno também será às 12:00 hs.

A recomendação para a prática é que o participante leve água (no mínimo dois litros), lanches leves para repor as energias na hora de descer, protetor solar, repelente e LANTERNA.  Sem dúvida, combinados com roupas leves, calçados com travas e boné. E, o mais importante, subir no seu ritmo, ou seja, respeitando sua condição física. Além disso, disposição espírito aventureiro.

Inscrições e demais informações

rapel na grutas do spar

 

As inscrições já podem ser feitas  e o valor por pessoa é R$ 55,00 antecipado, ou R$ 75,00 no dia do evento. Neste valor está incluso: guiamento, equipamentos de segurança, guia com certificado em rapel, fotos profissionais e seguro pessoal. Além disso, você pode descer quantas vezes quiser. Com efeito, grupo com no mínimo 5 pessoas.

Então, para maiores informações, ligue para (21) 97026-8899

História das Grutas do SPAR

 
Antes de mais nada, as Grutas do SPAR foram antiga área de mineração da Mineradora SPAR na Serra do Calaboca.
Nesta área eram extraídos feldspato e malacacheta.
 
Grutas do SPAR
Malacacheta ou mica
 
A malacacheta, também conhecida como mica, tem uma alta rigidez dielétrica e excelente estabilidade química. Tornando-se, por isto, o material preferido para a confecção de capacitores para aplicações de rádio frequência. Ela também é usada como isolante em equipamentos para alta-tensão.
 
 
 
Grutas do SPAR
Feldspato(microclina)
 
 
O feldspato possui numerosas aplicações na indústria como:
  • fabricação de vidros,
  • ingrediente das cerâmicas, pois ele aumenta a resistência e durabilidade delas,
  • fabricação de tintas,
  • fabricação de plásticos,
  • fabricação de borrachas.

A Mineradora tem esse nome em homenagem ao Ministro Luis Sparano, diplomata nascido em Bajé, RS em 1885. De família de origem italiana teve grande importância na reaproximação entre Brasil e Itália no pós Segunda Guerra Mundial. 

Acima de tudo, são compostas de três grandes galerias, tendo, inclusive, um pequeno lago em uma delas.
 
A princípio, as grutas foram  formadas  a partir de explosões pós-exploração.  E, posteriormente, a exploração do local foi interrompida devido não somente ao afloramento do lago, como também pela desvalorização do feldspato. Tornando, desse modo, a sua exploração economicamente inviável.
 
Desde então a Gruta se tornou um importante ponto turístico da cidade. Vegetação típica da Mata Atlântica.
 
 
 
No sábado (13/04), a grande pedida da Defender EcoTurismo também foi rapel na Pedra do Macaco, no bairro de José de Imbassaí, Maricá. 

Veja aqui álbum de fotos dessa incrível aventura.

 

Enfim, veja também:

>>>>> Rapel na Pedra do Macaco: Ecoturismo em Maricá!

>>>>> Convention & Visitors Bureaux – sua missão: mostrar Maricá para o mundo!

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: