Procon-RJ

Procon-RJ cria aplicativo para turistas

Compartilhe essa matéria:

O aplicativo “Procon-RJ” recebe versão atualizada em outros idiomas

Criado desde março/2019, o aplicativo do Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ), ganhou esse mês mais uma atualização. Agora, o “Procon RJ” está disponível em outros idiomas: além do português, tem a tradução em inglês, espanhol e francês.

Com a finalidade de que sejam feitas reclamações pelo App, este é o maior projeto desenvolvido pelo ProconTur, o grupo de trabalho do Procon Estadual especializado no atendimento ao turista e grandes eventos. Porém, para ter acesso ao aplicativo é necessário que o baixe gratuitamente no Google Play, para aparelhos com sistema Android. E, desde o dia 12/08, ele também pode ser encontrado gratuitamente na App Store, para aparelhos com o sistema iOS.

A saber, o app “Procon RJ” reúne mais de 2,5 mil reclamações desde o seu lançamento. E, 79% de acordos entre consumidor e fornecer foram bem-sucedidos. Mas, com a atualização, o aplicativo manteve as mesmas funcionalidades e a mesma simplicidade em todas as opções de idiomas. Dessa maneira, a versão atualizada foi criada sem custo, assim como a primeira versão, para a autarquia por Rogério Cupti, ouvidor do Procon-RJ, advogado e desenvolvedor de sistemas.

Assim, o aplicativo te permite registrar as reclamações online. Além de te dar a opção de envio de fotos e vídeos para dar mais veracidade às queixas apresentadas. De acordo com Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, essa última versão do aplicativo aumenta os canais de atendimento da autarquia ao turista, facilitando a comunicação.

“A principal proposta do ProconTur é oferecer canais de atendimento voltados ao turista e aos frequentadores de grandes eventos no Rio, para que suas reclamações sejam atendidas o mais rápido possível – seja enquanto eles estiverem no Rio ou enquanto o grande evento que vieram assistir esteja acontecendo”.

Rogério Cupti, Cássio Coelho e Elisa
ProconTur

Criado em julho, o ProconTur, já atuou com plantão atendendo em dois espetáculos de grande porte no Rio – Game XP e os shows da turnê de 30 anos de Sandy & Júnior. Com atendimento bilíngue, a equipe trabalhou em solucionar todas as demandas que surgiam pelos telefones (21) 99371-9647 e (21) 99332-8289, e pelo e-mail procontur@procon.rj.gov.br

Os turistas poderão ser atendidos em inglês, francês, espanhol, alemão e italiano. Desta forma, o ProconTur visa:

  • a criação de projetos especiais direcionados ao turista;
  • atender as reclamações dos visitantes do estado e daqueles que frequentarem os grandes eventos no Rio;
  • orientar previamente os organizadores e empresas participantes destes grandes eventos. E, visa também um atendimento ao consumidor mais eficaz e sem irregularidades.

Com o intuito de facilitar a estadia dos turistas no Rio, a autarquia assinou termos de cooperação com o sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio) e com Hotéis Rio. Assim sendo, agora fazem parte do Projeto Expressinho, no setor de conciliação na sede do Procon-RJ (Av. Rio Branco, 25, 5° Andar – Centro – Rio de Janeiro).

Atendimento:

  • Hotéis Rio – com 150 hotéis associados, ele atende às segundas, de 13 às 17h;
  • SindRio – representa mais de 11 mil estabelecimentos de gastronomia. Atende às quartas, de 10 às 14h30.

Portanto, o projeto reúne diversos representantes de empresas e organizações que auxiliam na resolução das queixas à elas atribuídas, no ato da reclamação. Com isso, torna-se mais eficaz o atendimento.

Rock In Rio 2019

O próximo grande evento que a equipe do Procon-RJ atuará será o Rock In Rio 2019. Assim sendo, há uma equipe já  participando de reuniões com organizadores do evento. A fim de passar detalhes das normas que precisam seguir em relação aos direitos do consumidor, evitando irregularidades. Então, esse evento contará com o auxílio de uma equipe treinada para orientar e atender ao público todos os dia do festival. Além de ter como ferramenta os dois telefones, o e-mail e a nova versão do aplicativo da autarquia.

procon rj
Equipe ProconTur

Por se tratar de um evento internacional, dessa magnitude, o Rock In Rio requer mais atenção em relação aos que a ProconTur está acostumada a trabalhar. Por isso, a necessidade de ampliar a área de atuação. Segundo Cássio Coelho, serão distribuídos panfletos educativos e exemplares do Código de Defesa do Consumidor em espanhol e inglês. E, orientar o turista como baixar e utilizar o aplicativo Procon-RJ.

“Com a proposta do atual governo do estado de fomentar o turismo em nosso estado e tornando-se um facilitador de realização de grandes eventos aqui, queremos com o ProconTur que o turista se sinta mais acolhido, que seja bem atendido em suas necessidades, levando para casa uma boa impressão do Rio de Janeiro”.

 

Enfim, veja também: Festa da Padroeira de Maricá e suas atrações

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: