Segurança 4.0

Primeiro encontro do projeto Segurança 4.0 é marcado por diálogo entre agentes de segurança e sociedade civil

Compartilhe essa matéria:

Projeto Segurança 4.0

Um grande trabalho de inteligência envolvendo empresariado, sociedade civil e órgãos de segurança pública está sendo desenvolvido dentro das ações do Celebrar Maricá, uma iniciativa da CDL com apoio da Prefeitura de Maricá a da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá). Nesta quinta-feira (13/01), foi realizada a primeira reunião entre representantes de todos os agentes envolvidos no programa Segurança 4.0, com a missão de garantir que a cidade siga crescendo de forma ordenada.

 

O programa compreende uma série de entrevistas com comerciantes locais que precisam responder a um questionário com 40 questões sobre segurança. A edição 2022/2023 do S4.0 é a segunda; a primeira aconteceu durante o Celebrar Maricá de 2021/2022. Os resultados serão analisados e comparados por especialistas da área e serão divulgados no dia 7 de fevereiro. A expectativa é de que o documento aponte quais ações específicas precisam ser realizadas para garantir que Maricá cresça já preparada para qualquer desafio que surja.

 

“A cidade vive um ótimo momento com grandes obras de infraestrutura, expansão do comércio. Entretanto, juntamente com isso, vem a diminuição da sensação de segurança. O S4.0 soma forças na conexão dos atores sociais e de segurança”, disse Paulo Santos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Atuação da PM no município

A reunião de quinta-feira contou com a participação do comandante da 6ª Companhia do 12º BPM, o capitão Nunes. O militar respondeu a perguntas específicas dos empresários presentes e falou um pouco sobre a atuação da Polícia Militar no município. Segundo ele, o trabalho é feito de forma integrada com a Guarda Municipal e outras esferas da segurança pública. Capitão Nunes ressaltou, ainda, que a integração da sociedade civil e dos empresários é muito importante para que o trabalho seja efetivo.

 

Haverá mais duas reuniões com representantes da área de segurança de Maricá nos dias 17 e 18 de janeiro, antes da produção e divulgação do relatório final, no próximo mês. Os convidados são, respectivamente, o sub-secretário de Segurança Pública de Maricá, João Felipe Feitosa; e o delegado da 82ª DP, Rafael Barcia.

 

Foto: Paulo Ávila

Fonte: Codemar

Segurança 4.0

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: