Prêmio Nacional do Turismo – Circuito Ecológico de Maricá
O Prêmio Nacional do Turismo 2019, realizado pelo Ministério do Turismo selecionou como um dos finalistas o Circuito Ecológico Caminhos de Maricá, desenvolvido pela Secretaria de Cidade Sustentável. Desse modo, foi criado em setembro de 2013, e já foram realizadas mais de 300 edições do Circuito Ecológico, com uma média de 30 participantes por passeio.
Pois totaliza 10 mil pessoas ao longo dos seis anos desde sua implantação, com roteiros pelas Pedras de Itaocaia, Caminhos de Darwin e um dos principais, a Travessia Espraiado /Tomascar. Portanto, permite aos aventureiros conhecer as belezas naturais do município, a fauna e a flora local; e descobrir as diversas espécies naturais da mata Atlântica que fazem parte do patrimônio natural de Maricá.
Além disso, o projeto é o único de iniciativa pública no estado do Rio de Janeiro. E irá participar da categoria Iniciativas de Destaque – Aproveitamento do Patrimônio Natural para o Turismo. O prêmio tem como objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo; que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país.
Porém, foram 3 fases: inscrição, habilitação e classificação. Mais de 500 projetos participaram do concurso. O Circuito Ecológico Caminhos de Maricá já está entre os 25 melhores do país.
A coordenadora do projeto, Márcia Freitas, disse:
Temos grande chance de ganharmos como a melhor iniciativa, principalmente, pela simplicidade do nosso projeto porque conseguimos trabalhar e estimular a prática do Ecoturismo com Sustentabilidade e foco na Educação Ambiental; fomentando de maneira significativa o comércio local das áreas naturais protegidas.
Prêmio Nacional do Turismo 2019
Porém, para o Prêmio Nacional do Turismo, concorrendo na mesma categoria, estão o Bondinho Pão de Açúcar (outro projeto do estado do Rio de Janeiro, mas da iniciativa privada). O projeto “Caminho de Cora Coralina”, da Agência Estadual de Turismo do Estado de Goiás. O projeto “Estruturação do Turismo de Observação de Baleias Jubarte”, desenvolvido em Vitória (ES) pela Companhia De Desenvolvimento, Turismo e Inovação. Além de outros finalistas.
Contudo, aspectos como adequação, abrangência territorial, coerência na descrição da iniciativa e princípios do turismo responsável. Além de replicabilidade, efetividade e eficiência, continuidade e autossustentação, contribuição significativa para o turismo e inovação e/ou ineditismo no turismo. Todos esses aspectos serão julgados pela comissão julgadora.
Além disso, a escolha dos 25 projetos selecionados foi divulgada por meio de edital do Ministério do Turismo no dia 7 de novembro.
O resultado definitivo dos premiados sairá no dia 29 de novembro.
A cerimônia de premiação será no dia 4 ou 5 de dezembro, em Belo Horizonte.
Enfim, veja também:
>>Programa Mumbuca Futuro – 500 cartões foram entregues