Cerimônia Novos secretários Prefeitura

Cerimônia no CEU – Apresentação de novos secretários

Compartilhe essa matéria:

A cerimônia da pose dos novos secretários municipais aconteceu na segunda-feira, dia 11 de Novembro. De antemão, tomaram posse os novos secretários de Turismo; Esporte e Lazer; Trânsito e Engenharia Viária; Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional e Comunicação Social de Maricá. Assim, a cerimônia, que aconteceu no Centro de Artes de Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, contou com presença do prefeito Fabiano Horta e demais autoridades.

 

Cerimônia no CEU

 

Então, durante a cerimônia, o prefeito Fabiano Horta ressaltou as mudanças que deverão ser implementadas na área da segurança pública:

 

“Toda mudança vem para gerar um movimento de quebra de inércia e de paralisias que são naturais em um processo de gestão. Ao mesmo tempo, esta gestão tem uma eficiência comprovada do ponto de vista das políticas que vem sendo aplicadas, o esporte avançou muito, o turismo construiu calendários, a segurança construiu marcos de cinturão, e a gente quer amplificar tudo isso com estes novos secretários que estão chegando.

Vamos consolidar políticas e programas já implantados e gerar novos. Queremos  movimentar a dinâmica da cidade em relação a estas pastas. Na segurança, por exemplo, há um conjunto de ações integradas com outros órgãos que extrapolam a dimensão da cidade. Com a criação de um gabinete de gestão de segurança que possa integrar polícia civil, polícia militar e ministério público.

A ideia é que a gente possa fazer uma integração regional em relação à segurança. São experiências que outras cidades poderão reproduzir.”

 

Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional

 

Desse modo, o tenente coronel Júlio César Veras Vieira assumiu a recém-criada Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional. E, sobretudo, falou sobre suas metas e sobre a expertise que pretende trazer para o município:

 

“Sabemos que Maricá só cresce, e minha meta é fazer com que este crescimento possa vir associado à segurança do cidadão.

Queremos dialogar com as outras secretarias, não só do município, mas com todas as secretarias ligadas à segurança pública. Temos a missão de fazer inteligência e integração com outros órgãos.”

 

Secretaria de Comunicação

 

Novos secretários

Da mesma forma, durante a cerimônia, o novo secretário de Comunicação, Olavo Noleto, declarou:

“O atual trabalho feito pela área de comunicação reverberá na cidade, no estado, e o meu desafio agora é ir além. Quero pegar este trabalho e construir um novo pacto social na cidade a partir da comunicação pública, dialogar com a população sobre o legado dos próximos 20 anos, discutir sobre a Maricá que nós queremos.

Maricá tem muita coisa boa que deve ser copiada mundo a fora. Vamos fazer o bom diálogo, a boa comunicação, a boa conversa, a boa interação e a comunicação pública que a população tem direito.”

 

Secretaria de Turismo

Antes de mais nada, o novo secretário de Turismo atua em Maricá desde 2017 no planejamento de ações de fortalecimento do Turismo. De fato, José Alexandre Almeida desenvolve em parceria com outros órgão, o projeto Maricá 2030. Sobre as proposta para sua pasta, José Alexandre Almeida afirmou:

 

“Neste processo de trabalho e envolvimento com o setor, de reconstrução da imagem de Maricá, da promoção que a cidade precisa fazer. A partir de agora vamos tentar trazer para a secretaria uma dinâmica, fazendo com que ela possa ser um agente de desenvolvimento econômico social sustentável.

Faremos isso organizando a nossa oferta turística, colocando a cidade nas prateleiras do mercado nacional e internacional. Para que a gente possa retroalimentar toda a cadeia produtiva de turismo, fazendo este planejamento e envolvimento com os atores locais, empresários e população. Fazer com que as pessoas entendam realmente o que o turismo pode agregar na vida de cada um.’

 

Secretaria de Esporte e Lazer

 

Semelhantemente, Carlos Vagner Frauches assume a Secretaria de Esporte e Lazer. Portanto, Carlos Vagner deixa o cargo de coordenador na Secretaria de Esporte e Lazer para assumir a pasta. Durante a cerimônia, contou sobre o planejamento para o próximo ano:

 

“O desafio é enorme. Vou tentar ampliar ainda mais o número de atendimentos às pessoas nas modalidades esportivas oferecidas em nossos núcleos e arenas.

Vou fazer um processo de conscientização junto a Educação e a Saúde. Para que a sociedade entenda a importância da prática regular de atividade física; trazer novos eventos e criar novos projetos em que a família esteja presente com os alunos. Já temos este planejamento para 2020, queremos ter uma cidade que respira esporte, literalmente.”

 

Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito

Finalmente, Celso Almeida Netto assumiu como secretário de Trânsito e Engenharia Viária. Celso Netto comandou a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá, entre 2017 e 2019. Nesse período, trabalhou na implantação dos projetos Antena Digital de Rádio. Com efeito, o projeto possibilitou a comunicação via rádio pelas forças de segurança, Módulos de Segurança nas entradas da cidade e o Proeis motorizado que foi o primeiro no Estado do Rio. De acordo com Celso Netto: 

 

‘Nós já fazíamos a parte da engenharia viária, da sinalização, porém, no perímetro urbano, concluímos o que deveria ser feito. Já demos um padrão para a cidade, que se adapta em qualquer região.

O desafio agora é cuidar dos acessos, quando vem o verão sabemos que a população na cidade adensa muito; então a alternativa é criar acessos novos, com novos projetos de engenharia viária e novas estruturas, que a cidade ainda não conhece. Vamos projetar a cidade para o futuro e para empreendimentos maiores; desenvolver ligações com outros municípios que tenham qualidade, fluidez e segurança viária. Nosso objetivo, no trânsito, é cuidar das pessoas e poupar vidas.”

 

Enfim, veja também: 

>Prêmio Nacional do Turismo – Circuito Ecológico de Maricá

 

Foto Destaque: Evelen Gouvea

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: