Prefeitura conscientiza moradores pela preservação do ‘taboal’, em Itaipuaçu

Compartilhe essa matéria:

Com agentes do Comitê de Defesa dos Bairros, equipe do Gated circulou pela área comercial do Barroco mostrando a importância de preservar o ecossistema

O Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), em parceria com a Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, iniciou nesta segunda-feira (29/1) uma nova etapa do trabalho de conscientização sobre a importância da preservação da área conhecida como ‘taboal’. Com apoio de equipes do Comitê de Defesa dos Bairros, que passaram por um treinamento, o grupo formado por aproximadamente 30 agentes percorreu a região comercial da localidade e distribuiu folhetos informativos reafirmando a necessidade da preservação ambiental. As equipes vão seguir com a atividade nesta terça-feira (30/1), agora mirando a parte residencial.

Localizado entre o Barroco e o loteamento Morada das Águias, em Itaipuaçu, são cerca de 700 mil metros quadrados onde predomina a vegetação chamada de ‘taboa’ (por isso o nome), que absorve de forma natural os alagamentos causados por fortes chuvas. O local é parte da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra da Tiririca, e desperta o interesse de grupos que pretendem utilizá-lo para especulação imobiliária.

O taboal é uma área que atua na recarga do lençol freático, permitindo a infiltração da água no solo e o aterramento impede a capacidade de absorção e aumenta o risco de enchentes. O Inea fez um parecer técnico em 2014, em que classifica a região como uma área de preservação.

De acordo com o subsecretário de urbanismo de Maricá, Bruno Marins, há um ano uma portaria (n° 001/2023) proíbe a emissão de alvarás para construções de imóveis na localidade. O órgão suspendeu, à época, todas as autorizações para atividades ambientais e construtivas nessa região, diante das consequências negativas que elas podem causar. Ainda segundo ele, o objetivo é transformar a área em uma unidade de conservação.

“Se houver construções ali, como querem esses grupos, toda essa região do Barroco passaria a ter risco de enchentes, numa chuva mais extrema, o que está se tornando cada vez mais comum com as recentes mudanças climáticas”, afirmou o subsecretário.

Ao perceber irregularidades, o morador deve entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo pelos telefones: 3731-9777 e 97259-9213. Também pode ser utilizado o número do Disque Denúncia: 2253-1177.

Por que o Taboal é importante?

• Absorve metais pesados e reduz a contaminação bacteriana
• Fornece alimento e abrigo uma ampla variedade de animais, incluindo insetos, aves, anfíbios, roedores, répteis e peixes
• Ajuda na penetração da água no solo
• Ajuda a manter a integridade do solo

Como preservar?

• Não construa
• Não remova a vegetação
• Conscientize os vizinhos
• Preserve

 

Foto: Clarildo Menezes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: