paetês

Paetês – Nova tendência para as festas no final de ano

Compartilhe essa matéria:

Os paetês e seus brilhos estão voltando com tudo neste final de ano. A nova tendência do momento são roupas com paetê de cores variadas; até mesmo dourado e prateado para as festas de fim de ano.

No entanto, vale ressaltar que você pode combinar texturas e cores. Podendo assim, usar uma saia, uma blusa, uma calça ou até mesmo uma jaqueta. Portanto, você não precisa usar um vestido todo de paetê, se você não quiser chamar tanta atenção, pode combinar as peças e fazer um look mais discreto.

paetês

A história dos Paetês

Acredita-se que a lantejoula já era usada desde 2.500 A.C., obviamente com propostas bem diferentes. Embora, o formato original eram discos dourados e brilhosos, feitos de metal, que também já foram encontradas na India, Peru e Egito. Inclusive foi descoberto resquícios de paetês no túmulo do Tutancamon, e uma bela camisa de lantejoulas, do próprio faraó.

O nome Paetê = Sequin (inglês) = Sikka (árabe), significa moeda, que serviam pra embelezar as roupas dos Reis e Rainhas. E também para adornar a roupa de ciganos viajantes. As tais moedas (em versão fashionista) eram costuradas nas roupas pra designar riqueza e status!

Porém, foi nos EUA , no início do século passado, que os paetês foram industrializados, comercializados e servido aos consumidores. Feitas de plástico, elas foram popularizadas por uma fábrica em Nova York (que produzia 6 milhoões de paetês/dia) e eram usados nos espetáculos da Broadway. E quem não lembra no célebre Mágico de Oz? Para os sapatos vermelhos de  Dorothy foram utilizados 4.600 peças!

Desse modo, chegando bem perto do nosso mundo fashionista-pop, o mito Michael Jackson usava e abusava das pecinhas brilhosas, era praticamente sua marca registrada. Hoje em dia, musas da música, usam do histórico artifício pra brilhar muito nos palcos.

Portanto, não se acanhe e brilhe com os paetês nestas festas de fim de ano.

 

Enfim, veja também:

>>Calçada das Artes : Ação promovida pelo GAM

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: