O Grande Circo Místico

 O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues, representará o Brasil na disputa pelo Oscar 2019

Compartilhe essa matéria:

Anunciado o filme O Grande Circo Místico como aposta do Brasil no Oscar 2019 

Nesta terça-feira (11/09) foi anunciado o filme que será o representante do Brasil na disputa pelo Oscar. O filme escolhido é O Grande Circo Místico, do diretor Cacá Diegues. Assim, ele é a aposta do Brasil na disputa pela indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2019.

A escolha que antes era feita pela Secretaria do Audiovisual, por uma decisão do Ministério da Cultura tornou-se, em 2018, responsabilidade da Academia Brasileira de Cinema.

Diante disso, este ano a escolha foi realizada durante uma reunião da Comissão Especial de Seleção, formada por nomes indicados pela Academia Brasileira de Cinema. Esta comissão possui como presidente a produtora Lucy Barreto. Além disso, fazem parte da comissão:

  • a atriz Bárbara Paz;
  • o produtor Flavio Tambellini;
  • os diretores Jeferson De e Hsu Chien Hsin;
  • e as produtoras Katia Adler e Claudia da Natividade.

E, de acordo com a presidente do grupo, Lucy Barreto, o mundo está precisando de um pouco de poesia, de um pouco de magia. Então, entre 22 possíveis candidatos, o filme O Grande Circo Místico foi escolhido por ter pontos fortes como a força poética a presença da música brasileira. E, esta foi uma decisão muito difícil, pois os filmes muitos dos filmes candidatos passaram por festivais internacionais.

O Grande Circo Místico
O cineasta Cacá Diegues é eleito para a cadeira 7 da academia Brasileira de Letras – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
De acordo com a comissão, são levados em consideração:
  • premiações anteriores do filme;
  • repercussão;
  • e os critérios do próprio júri do Oscar.

Sendo assim, também foi levado em consideração o currículo do diretor Cacá Diegues. Além dele ser um dos diretor brasileiros mais conhecidos internacionalmente, ele também é um dos fundadores do Cinema Novo. E, tornou-se recentemente o segundo diretor de cinema a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.  

O Grande Circo Místico passou fora de concurso em Cannes, em Maio. E, além disso, abriu o Festival de Gramado, em Agosto. No entanto, segundo regras da Academia, os filmes inscritos devem chegar no circuito até setembro. Por conta disso, o filme O Grande Circo Místico, será exibido durante uma semana deste mês em Macaé. Com isso, ele terá sua estreia somente em novembro, cumprirá a regra.

 
Filme O Grande Circo Místico

O Grande Circo MísticoO roteiro do filme é uma adaptação do poema de Jorge de Lima, feito através da parceria do diretor Cacá Diegues com o roteirista George Moura. E, o projeto foi coproduzido pela Globo Filmes.

Este filme conta a história a partir do olhar do personagem Celavi, que é um mestre de cerimônias que não envelhece. Assim, você conhece a história de cinco gerações de uma família que é proprietária de um circo. A história é contada desde a inauguração do circo em 1910 até os dias de hoje, ou seja, você acompanha 100 anos de uma família por meio de um circo. Com a narrativa misturando elementos fantástico com realismo, o filme possui um elenco maravilhoso e de deixar todos com vontade de correr aos cinemas em novembro. Além dos ótimos atores brasileiros, o filme ainda possui no elenco dois atores franceses que também são ótimos.

Elenco:

  • Jesuíta Barbosa;
  • Mariana Ximenes;
  • Bruna Linzmeyer;
  • Rafael Lozano;
  • Catherine Mouchet -> Catherine é uma atriz francesa. Ela fez filmes como: Thérèse, O Monge e outros. É uma ótima atriz; 
  • Antônio Fagundes;
  • e Vincent Cassel -> Vincent é um ator francês. Ele fez filmes como: Cisne Negro, uma versão do filme A Bela e A Fera e outros. É um ótimo ator. 

De acordo com Frederico Mascarenhas, secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, o filme receberá a quantia de R$ 200 mil para promover o filme no exterior. Sendo assim, com sua visibilidade, isso pode aumentar as chances de competir pelo Oscar. Porém, somente no dia 22 de janeiro de 2019 é que será anunciada a lista de filmes indicados ao Oscar. No entanto, antes disso é divulgada uma pré-lista. E, a cerimônia ocorre no dia 24 de fevereiro de 2019.

 

Sétimo filme do Diretor Cacá Diegues selecionado
O Grande Circo Místico
Cacá Diegues – Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O Grande Circo Místico é o sétimo filme do diretor Cacá Diegues selecionado para participar da disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Assim, antes dele os outros filmes  do diretor escolhidos como representante brasileiro foram:

  • “Xica da Silva”, em 1977;
  • “Bye Bye Brasil”, em 1980;
  • “Um trem para as estrelas”, em 1987;
  • “Dias melhores virão”, em 1989;
  • “Tieta do Agreste”, em 1997;
  • e “Orfeu”, em 2000.

No entanto, embora muitas vezes escolhido no Brasil para entrar na disputa por uma vaga para concorrer ao Oscar, nenhum de seus filmes ainda entraram na disputa pela categoria melhor filme estrangeiro. Porém, entre os diretores brasileiros, Cacá Diegues, é o que mais tem indicações. 

De acordo com o Diretor seria um erro depender do prêmio para avaliar a qualidade dos filmes nacionais. Mas, ele está feliz com a escolha de seu filme e acredita que a visibilidade compensa. 

 

Foto em destaque: Foto TV Brasil/Agência Brasil.

 

Veja também

===> https://m1newstv.com/m1tv-indoor-anuncie-conosco/

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias  🎤🎥 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: