Modalidades de canoagem

Modalidades de canoagem: Esporte nas lagoas da cidade

Compartilhe essa matéria:

Projeto Navegar: Novas modalidades esportivas

Antes de mais nada, com práticas de modalidades de canoagem, os alunos do Projeto Navegar da Secretaria de Esporte e Lazer participaram da primeira travessia entre as lagoas do Boqueirão e Araçatiba  no sábado (22/06). 

Ao todo, 30 alunos, com mais de nove anos de idade, participaram da travessia que contempla as modalidades K1 (caiaque para uma pessoa) e Canói (embarcação com capacidade para duas pessoas).

Assim, o secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt, destaca que o objetivo é mostrar a beleza do sistema lagunar do município e capacitar os alunos.

“Espero que a travessia ajude a incentivar a prática dessas modalidades. Aulas de caiaque, vela e canói têm custo alto. Entretanto, a Prefeitura oferece gratuitamente, por meio da Secretaria de Esporte. Além da oportunidade de contemplarmos a beleza da natureza local, formamos atletas de alto rendimento”, explicou.

Dessa maneira, o projeto integra ainda parceria com o programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. E de fato, desde outubro de 2018 passou a ser inteiramente mantido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá por meio do programa Esporte Presente.

Projeto Navegar: Investimentos na modalidade de canoagem

Desse modo, o Navegar possui 30 embarcações (10 de cada modalidade: canói, caiaque e vela Optimist). E oferece os fundamentos de cada uma dessas como os movimentos corretos para a prática esportiva, o nome das peças que compõem a embarcação, o equipamento adequado para navegar, além disso ensina sobre os cuidados que se devem ter na água e principalmente com o meio ambiente. Ao todo, 146 alunos são atendidos, entre meninos e meninas de 9 a 17 anos.

Enfim, quem quiser participar do Navegar pode se inscrever na sede do projeto, a saber; Avenida Ivan Mundim, Boqueirão, de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h. Certo que deverão apresentar os seguintes documentos:

  • foto 3×4;
  • comprovante de residência;
  • atestado médico recente;
  • comprovante escolar;
  • RG (da criança e do responsável).

 

Veja também:

 

Festival Gastronômico de Inverno de Maricá

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: