Moda e economia solidária foram pautas abordadas na Feira das Profissões de Maricá
I Feira das Profissões de Maricá
Com a missão de potencializar as demandas de moda e confecção da cidade e inserir novos profissionais no mercado, com a chegada do Pomar (Polo de Moda de Maricá), o primeiro workshop da Feira das Profissões das Profissões, nesta terça-feira (18/11), no Esporte Clube Maricá, foi dedicado à temática. Além da moda e oportunidades na área de tecnologia, outro painel se referiu à economia solidária e novos projetos. A Feira é promovida pela Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Promoção e Projetos Especiais e da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá).
Segundo o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Paulo Neto, a atuação do projeto Pomar na feira das profissões gera oportunidades de capacitação e qualificação.
“Esse evento é de uma importância singular, pois convida à população para se capacitar para uma nova sociedade, que tem como base a economia criativa, solidária e circular”, destaca.
Com o tema “Raio X Inova Moda Digital”, o primeiro workshop do dia foi uma ação de sensibilização, realizada na temática da moda, visando inserir o público na dinâmica que aproxima a chegada do Pomar na cidade, em 2023. Mestre em Design e consultor técnico de design de moda e do Fashion Lab do Senai Cetiqt, Thierry Coutinho falou sobre a rotina de processos na área da moda, como planejamento, inspiração e desenvolvimento de coleção, tipos de tecidos, estoque, materiais têxteis, aviamentos, sustentabilidade na moda, textura, estampas, beneficiamento têxtil, reaproximação de cores vibrantes no período pós-pandemia.
“Estamos realizando uma amostra, que é uma base da moda, do material que utilizamos nos cursos do Senai Cetiqt. É uma pílula de informações para que as pessoas entendam que a partir do momento que elas começam a dialogar com a moda, saibam o que tem de elementos que seriam importantes para atuação em qualquer área. Falamos dos elementos primários e básicos da moda, informações importantes tanto para quem vai trabalhar com criação, quanto para quem vai trabalhar com a parte de comunicação, pesquisa e prestar consultoria”, explicou Thierry Coutinho.
Maricá cidade solidária onde uma nova economia acontece
“Apresentamos um pouquinho da Diretoria de Economia Solidária e Responsabilidade Social, da Codemar, com algumas ações que nós já temos feito de mapeamento do comércio local, diálogo dos comerciantes, vendo no que a Companhia de Desenvolvimento de Maricá pode ajudar, como a gente pode fazer com que a moeda Mumbuca circule ainda mais no município”, comentou a superintendente do território da Diretoria de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Tatiana Tostes Dias.
Foto: Leonardo Fonseca