Maricá debate a participação da mulher negra nos espaços de poder da sociedade

Maricá debate a participação da mulher negra nos espaços de poder da sociedade

Compartilhe essa matéria:

Debate sobre a participação da mulher negra nos espaços de poder

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, realizou nesta sexta-feira (18/11) um debate sobre a participação da mulher negra nos espaços de poder da sociedade, em parceria com a Coordenadoria de Igualdade Racial. O evento aconteceu na sede do Banco Mumbuca, no Centro, e integra as comemorações do mês da Consciência Negra.

 

Durante o encontro, foram debatidos o preconceito e também a desvalorização estética das pessoas negras. O subsecretário de Participação Popu lar, Direitos Humanos e Mulher, Marco Aurélio Siqueira, destacou a importância do debate.

 

“É fundamental abordarmos a mulher negra nos espaços de poder da sociedade, que é um tema de extrema relevância, não só a questão racial como estrutural. Maricá vem buscando ser a vanguarda no debate da igualdade racial”, declarou.

 

Para a presidente do movimento cultural da Unegro Maricá, Sely Cristina da Silva, a mulher negra no Brasil ainda luta por respeito.

 

“Nossa luta é uma luta de resistência para sermos respeitadas como negras e ocuparmos espaços de poder. A luta das mulheres é grande, mas a da mulher negra é ainda maior. Precisamos debater o tema e tomar soluções diante da desigualdade”, pontuou.

Samba e festival

Ainda em homenagem ao mês da Consciência Negra, uma roda de conversa sobre ‘Poder do Samba’, aconteceu na noite desta sexta-feira (18/11) na Quadra da Escola de Samba União de Maricá e reuniu as escolas de samba União de Maricá,  Império Serrano e Mangueira.

 

A programação acontece até domingo (20/11) na orla do Parque Nanci, que recebe o Festival Zumbi dos Palmares – O Canto da Resistência, com feira a partir das 14h, apresentação do Coral Cultura de Direitos e uma série de atrações musicais.

Programação

Festival Zumbi dos Palmares – O Canto da Resistência
Local: orla do Parque Nanci

Sábado (19/11)
14h30 – Apresentação Coral Cultura de Direitos
16h –  União de Maricá
17h – Império Serrano
18h – Mangueira
19h – Mariana Cunha
20h – Samba entre elas

Domingo (20/11)
14h – Apresentação Coral Cultura de Direitos
16h – DJ Corelo
17h – União de Maricá
18h – Império Serrano
19h –  Mangueira
20h –  Furacão 2000

Foto: Clarildo Menezes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: