Feira de Saúde leva bem-estar e conscientização à população de São José do Imbassaí

Compartilhe essa matéria:

Feira de Saúde em São José do Imbassaí

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu neste sábado (19/11) uma Feira de Saúde em São José do Imbassaí, disponibilizando diversos serviços às dezenas de pessoas presentes, como aferição de pressão arterial, testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientações voltadas à saúde bucal, além de vacinação de adultos contra a Covid-19, Influenza (gripe) e Hepatite B. O evento, realizado em parceria com o Programa Viver Bem, aconteceu na arena do bairro e simbolizou o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata, com palestra, café da manhã, estímulos à prática de exercícios físicos e distribuição de brindes relacionados à mobilização.

 

As atividades foram desenvolvidas por equipes de profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) São José I, São José II e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com atuação na região. A ação também teve a participação do Espaço Guararema para Sustentabilidade, apresentando o projeto de educação ambiental e restauração florestal, além de disponibilizar um varal solidário durante a dinâmica.

 

Jordana Alexandra de Castro, gerente da USF São José II, ressaltou o papel da iniciativa para aproximar os serviços de saúde da população masculina, ajudando a afastar estigmas e otimizar o acolhimento a esse público.

 

“Para esse evento, buscamos parcerias externas, buscando a participação de um número ainda maior de moradores, o que foi proporcionado pela integração com a USF São José 1 e a equipe da Arena do Programa Viver Bem. Estamos mobilizados pelo Novembro Azul, então decidimos sair da unidade e ir ao território, com o objetivo de aumentar a adesão aos serviços, explicando os cuidados oferecidos pela Estratégia de Saúde da Família e sua importância. Acredito que os homens saíram do evento mais conscientes, entendendo que a prevenção é o melhor caminho”, afirmou.

População aprova a ação de saúde

Os moradores de São José do Imbassaí e outros bairros do entorno participaram ativamente do evento, aproveitando os serviços de saúde disponibilizados e demais dinâmicas. Um deles foi Yuri Santos, de 28 anos, que passava pelo local e acabou se juntando às atividades. Ele garantiu que recebeu informações importantes, fundamentais para se cuidar mais e da melhor forma.

 

“Fiquei muito satisfeito em estar presente na Feira de Saúde, o que me fez aprender e entender sobre temas que impactam diretamente no meu bem-estar. Ouvi atentamente as falas dos profissionais e também participei de exercícios físicos que me ajudaram a relaxar, reduzindo o stress do dia a dia”, ressaltou.

 

Itamires Silva de Mattos, de 34 anos, mora em Inoã e aproveitou a oportunidade para se vacinar, lembrando que proteção e conscientização caminham lado a lado, aspecto amplificado durante o Novembro Azul.

 

“Achei muito bom poder participar das atividades, que contribuem para a conscientização e ampliar o acesso a informações importantes, que impactam diretamente na saúde, principalmente na dos homens, por se tratar do Novembro Azul. Aproveitei o evento para regularizar a vacinação contra a Covid-19, algo essencial, sem precisar enfrentar filas ou maiores deslocamentos”, concluiu.

 

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: