STF

Ministro do STF suspende todas as ações contra tabela de frete no país e convoca audiência entre governo e empresários

Compartilhe essa matéria:

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ontem (14) a suspensão de todas as 53 ações que contestam a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que tratam da medida provisória 832.

STF
Greve dos caminhoneiros final de Maio/2018.

A MP tabelou os preços mínimos de fretes para o transporte rodoviário de cargas, logo depois da negociação do governo para encerrar a greve dos caminhoneiros, que durou 11 dias.  

Fux entendeu ser necessária a suspensão dos processos, requerida pela Advocacia-Geral da União (AGU), de modo a evitar entendimentos divergentes no judiciário. Porque possui 53 ações de inconstitucionalidade sobre MP 832. A decisão vale até que o Supremo decida o tema. 

Ao mesmo tempo, convocou uma audiência pública de instrução do processo para o dia 20 de junho. Somente após essa audiência, o ministro se manifestará se irá manter ou suspender a MP.

No STF, três ações contra a MP já foram protocoladas – ATR Brasil, Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Nas ações, as entidades alegam que a norma da ANTT violou o princípio constitucional da livre iniciativa. Visto que a norma da ANTT interfere na atividade econômica, segundo as entidades.

 

Prazo de 48 horas – Argumentos do Presidente Michel Temer sobre a MP ao STF

STF
Presidente Michel Temer, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, e o ministro do STF Luiz Fux (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Na quarta-feira (13), Fux concedeu prazo de 48h à Temer e órgãos do governo a apresentarem argumentos sobre a MP.

Assim também, a ANTT, a Secretaria de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência e a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) se manifestariam sobre a questão. 

 

Audiência Pública no STF

Fux marcou para a próxima quarta-feira (20) audiência com representantes do governo, empresários, caminhoneiros e Procuradoria Geral da República.

Afim de ouvir os argumentos de todos para que sejam decididas as ações a serem tomadas a respeito da MP.

 

 

Leia também

==> https://m1newstv.com/fux-da-prazo-de-48-horas-para-temer/

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: