vacinação

Ministério da Saúde confirma 677 casos de sarampo no Brasil. Campanha Nacional de Vacinação inicia em agosto.

Compartilhe essa matéria:

Ministério da Saúde confirma 677 casos de sarampo no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou ontem (18) à tarde o balanço mostrando que o Brasil tem 677 casos confirmados de sarampo. De acordo com o estudo, atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo:

  • em Roraima -> foram confirmados 216 casos da doença e 160 continuam em investigação;
  • e no Amazonas -> foram confirmados 444 casos de sarampo e 2.529 permanecem em investigação.

O Ministério também informou que desde quando começaram a surgir os casos de sarampo, em fevereiro, foram registradas três mortes. Sendo: duas em Roraima e uma no Amazonas. Embora, em Roraima, ainda estão investigando um caso suspeito de morte pela doença.

Segundo o balanço, os surtos estão relacionados à importação. Porque ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela.

Assim sendo, também foram identificados alguns casos isolados e relacionados à importação nos estados de:

  • São Paulo (um);
  • Rio Grande do Sul (oito);
  • Rondônia (um).
  • Rio de Janeiro (sete).

Visto que, em 2016, quando o sarampo havia sido considerado erradicado no Brasil, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está se empenhando para acabar com a transmissão dos surtos e impedir que se estabeleça a transmissão sustentada. A transmissão sustentada é quando ocorre o mesmo surto por mais de 12 meses.

Vacinação

Surtos de sarampo e MinistérioLembrando que a vacina contra sarampo é oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde em todos os estados. Assim como está disponível o ano inteiro nos postos de saúde. Além disso, a vacina tríplice viral protege contra o sarampo e da mesma forma contra a rubéola e a caxumba. Já a vacina tetra viral protege contra o sarampo, rubéola, caxumba e varicela.

A campanha nacional de vacinação será realizada entre 6 e 31 de agosto, sendo o dia D no sábado (18). O público-alvo dessa estratégia são crianças de 1 ano a menores de 5 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta de vacinação contra o sarampo é de 95%.

 

Veja também

===> https://m1newstv.com/surto-de-sarampo-ameaca-o-brasil/

 

# m1 # m1news # m1newstv # m1newstvmaricanoticias 🎤🎥

#saúde🚑 #OMS🤒 #OrganizaçãoMundialSaúde 😷 #doençaNão 🤕 #pesquisas 🔬 #vacina 💉  #sarampo 🏥 #rubéola #caxumba  💊

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Ministério da Saúde confirma 677 casos de sarampo no Brasil. Campanha Nacional de Vacinação inicia em agosto.

Comments are closed.