meio ambiente e você

Meio Ambiente e Você: o que queremos para Maricá?

Compartilhe essa matéria:

5º Encontro de Conhecimento e Cultura: Meio Ambiente e você

Antes de tudo, dentro do propósito de construir propostas para uma cidade com qualidade de vida, a análise do nosso ecossistema e dos aspectos de transformação sofridos são fundamentais para a geração de emprego e renda. E, além disso, a sustentabilidade do meio ambiente do nosso município. Meio ambiente e você, o que queremos para Maricá?

O município de Maricá possui 362,5 Km2.de extensão territorial. Alem disso, a  Área de Preservação Ambiental – APA de Maricá, criada pelo Decreto Estadual nº 7.230, de 23 de abril de 1984, possui 9,70 Km2.  . Desse modo, abrange o sistema lagunar do município de Maricá e a totalidade da Ilha do Cardoso, parte da Restinga de Maricá, dominada pelo Bioma Mata Atlântica.

Por certo, a fauna local inclui muitas espécies ameaçadas de extinção, a saber, lagartos ( Liolaemus lutzae por exempo), borboletas e anfíbios. Além disso, entre elas estão as 19 espécies endêmicas, que só ocorrem ali, a saber, o peixe-das-nuvens (Leptolebias citrinipinnis), o ratinho-de-espinho e vários tipos de insetos e plantas. De fato, trata-se da restinga com o maior número de trabalhos científicos do país.

Então, quais são os anseios e preocupações da população de Maricá com relação ao nosso meio ambiente? Logo, neste evento os expositores manterão uma dinâmica interativa com os participantes buscando mapear essas questões.

Então, vamos conhecer os Conferencistas sobre Meio Ambiente e Você

Primeiramente, o Biólogo, Vicente Moreira Conti

Biólogo, servidor público federal aposentado. De fato, trabalhou na Secretaria Estadual do Meio Ambiente- SEMA-RJ, no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – IBAMA. Semelhantemente, trabalhou no Jardim Botânico do Rio de Janeiro- JBRJ. Foi Presidente do Conselho Regional de Biologia, Regional RJ e ES, CRBio-02. Fez inúmeras viagens de consultoria ambiental pelo país. Afinal, sua palestra seguirá pelo seguinte roteiro:
1- Apresentação de vídeo de drone com as imagens de Maricá. Talvez muitos nem tenham noção de sua cidade, suas belezas, seus recursos naturais e também as problemáticas.
2- Histórico da expedição Darwin, mostrando com isso a importância ambiental já naquela época.

3- Os componentes do meio ambiente local, a saber, floresta hidrófila costeira – Mata Atlântica, lagoa, mar, etc.
4- Problemas ambientais de Maricá, para que os presentes possam ter noção do que não veem, ou seja, exploração mineral, despejos irregulares, lixo, falta de planejamento urbano, etc.
5- Opções à exploração deletéria do meio ambiente, isto é, terceiro setor e turismo ecológico, cidade verde, recebimento de ICMS verde…)
6- Encerramos demonstrando a relação de causas e efeitos que levam a paradigmas, e mais pessimisticamente, a um paradoxo que põe em risco a vida no planeta Terra.

Logo depois, o Economista, Raymundo Adilson Santana Maués

Oficial Reformado da Marinha. Formado em 1960, com especialidade em máquinas e motores. Além disso, possui cursos de navegação, marinharia, comunicações, táticas de guerra naval, liderança, armamento portátil, metodologia, armamento e estruturas navais. Participou em inúmeras viagens nacionais e internacionais de consultoria. Cidadão maricaense, morador em Itaipuaçu, é, sem dúvida, estudioso dos problemas que afligem nosso município, buscando sempre colaborar para encontrar soluções que venham trazer melhores condições para os munícipes. Produziu e coordenou diversos Planos de Metas para o Município de Maricá e Distrito de Itaipuaçu em particular.

Sua palestra abordará o Turismo Ecológico como gerador de emprego e renda e o do terceiro setor para a Economia
Maricaense.

 

Data: 09/2/2019 Horário: das 10:00hs às 12hs
Local: Moto Clube Abençoados
Endereço: Av. Engênio José Dias S/N Lt.07, São José do Imbassaí, Maricá, RJ (antiga Rua Palmira de Carvalho)
Confirmar presença por Whatsapp: 21-997417501
Coordenação: César Augusto (Cesinha)

Enfim, veja também:

===> Costela é o prato da vez no Espraiado de Portas Abertas

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *