Maricá segue com a vacinação contra a Covid-19 em toda a cidade

Compartilhe essa matéria:

Imunização das crianças de seis meses a 4 anos entrou para o calendário de rotina. Grupos prioritários devem se vacinar semestralmente ou anualmente

 

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, segue empenhada em fortalecer a proteção da população contra a Covid-19, disponibilizando a vacina em Unidades de Saúde da Família (USF) dos quatro distritos. As crianças de seis meses a 11 anos podem se vacinar às segundas-feiras, das 9h às 18h, na USF Barroco; às terças-feiras, das 9h às 18h, na USF Inoã 2; às quintas-feiras, das 9h às 16h, na USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo); e na USF Bambuí às sextas-feiras, no mesmo horário.

As pessoas a partir de 12 anos, que incluem adolescentes, adultos e idosos, podem procurar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, as USF Central, Jardim Atlântico e São José 2, além das USF Marinelândia e Chácara de Inoã das 9h às 16h. Na Unidade Móvel do Caxito, a imunização desse público acontece às segundas-feiras, também das 9h às 16h.

É importante lembrar que a vacina contra a Covid-19 foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de seis meses a 4 anos, passando a fazer parte da rotina de imunização da faixa etária. O esquema vacinal é composto por três doses da Pfizer baby, com a primeira aos seis meses, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove meses. O público dessa idade que iniciou a vacinação antes de janeiro deste ano, deve receber a segunda dose após, no mínimo, quatro semanas da primeira e uma terceira dose depois de oito semanas da segunda.

Em outra frente, seguindo orientações atualizadas do Ministério da Saúde, não é mais recomendado o esquema primário de vacinação de rotina (com duas doses) para as pessoas de 5 a 59 anos que não façam parte de algum grupo prioritário. Entretanto, aqueles desse público que não tenham se vacinado ou recebido apenas uma dose, podem optar por completar o esquema. Nesse caso, serão aplicadas, no total, duas doses da vacina disponível e recomendada para a idade, com intervalo mínimo de 4 semanas entre elas.

 

Grupos prioritários devem fortalecer a proteção

 A imunização dos grupos prioritários contra a Covid-19 conta com um reforço semestral ou anual com a bivalente, a depender do grupo, atualizando a proteção inclusive às variantes mais recentes, como a Éris. A vacinação é semestral para as pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e puérperas.

A vacina é aplicada anualmente nos seguintes públicos: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores de saúde, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

 

Polos de vacinação contra a Covid-19

 

 Crianças de seis meses a 11 anos

Segundas-feiras: USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 02), lote 13, quadra 04, casa 02, Itaipuaçu. (9h às 18h)

Terças-feiras: USF Inoã 2 – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n (ao lado do DPO). (9h às 18h)

Quintas-feiras: USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo) – Rua Ary Spíndola, quadra A, lote 352, Flamengo. (9h às 16h)

Sextas-feiras: USF Bambuí – Av. do Contorno, s/n. (9h às 16h)

Pessoas a partir de 12 anos (adolescentes, adultos e idosos)

 

Segunda a sexta-feira

USF Central: Rua Clímaco Pereira, 375, Centro. (9h às 18h)

USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n, São José do Imbassaí. (9h às 18h)

USF Marinelândia: R. Nove, 8, loteamento Marinelândia, Cordeirinho. (9h às 16h)

USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania. (9h às 16h)

USF Jardim Atlântico: Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu. (9h às 18h)

 

Apenas às segundas-feiras

Unidade Móvel de Saúde: Rua Carmem Miranda, 83, Caxito. (9h às 16h)

 

 Foto: Anselmo Mourão 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: