Prêmio Band Cidades Excelentes 2022

Maricá é finalista estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022

Compartilhe essa matéria:

2ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022

Maricá foi finalista estadual da 2ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022, que destacou as melhores iniciativas de gestão pública, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (04/11), na sede da Fecomércio, no Rio de Janeiro. A cidade concorreu com os programas Renda Básica da Cidadania (RBC) e moeda social Mumbuca na premiação que envolveu os 92 municípios do estado do Rio. Niterói, Saquarema e Iguaba Grande foram os vencedores. Pela participação, Maricá ganhou certificado em quatro categorias: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, Saúde e Bem-estar e Educação.

 

 

Representando o prefeito Fabiano Horta no evento, o secretário de Economia Solidária, Adaílton Mendonça, ressaltou o caráter pioneiro da moeda social Mumbuca e o destaque nacional, e até internacional, das políticas públicas existentes na cidade.

 

 

“É muito honroso para Maricá ser finalista em quatro categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes. Os programas Renda Básica e Cidadania e a moeda social Mumbuca já inspiraram outras cidades do Rio, do Brasil e também gerou interesse de outros países, como França, Estados Unidos, Rússia, Itália, Reino Unido, entre outros. Isso prova que estamos no caminho certo em direção ao desenvolvimento sustentável, humano e econômico de longa duração e inserindo cada vez mais as necessidades do cidadão no orçamento”, destacou o secretário de Economia Solidária, Adaílton Mendonça, que estava presente ao evento representando o prefeito Fabiano Horta.

 

 

Durante o evento, as cidades vencedoras foram definidas segundo critérios populacionais com premiações para municípios com até 30 mil habitantes, de 30 a 100 mil habitantes e acima de 100 mil. A cidade de Iguaba Grande foi a vencedora estadual na categoria cidade com menos de 30 mil habitantes; Saquarema levou a melhor entre os municípios entre 30 a 100 mil habitantes, e Niterói ganhou entre as cidades com população acima de 100 mil pessoas.

 

 

Maricá foi a primeira a instituir sua própria moeda social, o Mumbuca, e vai comemorar no ano que vem sua primeira década, estabelecendo-se como a de mais credibilidade em circulação ininterrupta do Brasil. A boa experiência inspirou programas similares no estado do Rio, como a Moeda Social Itajuru, em Cabo Frio; a Moeda Social Pedra Bonita, em Itaboraí; e a Moeda Social Arariboia, em Niterói.

 

 

O programa o Renda Básica da Cidadania de Maricá foi criado com base na lei nº 10.835/04, de autoria do então senador Eduardo Suplicy, sancionada em 2004, e utiliza uma moeda social local, a mumbuca, que circula exclusivamente na cidade fomentando o desenvolvimento do comércio e dos serviços municipais. O programa beneficia hoje 42 mil pessoas com o pagamento de 200 mumbucas (R$ 200) por mês, injetando R$ 8,4 milhões na economia local. Ao todo, dez mil estabelecimentos da cidade aceitam a moeda social como forma de pagamento.

 

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: