Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva permanece preso na Polícia Federal em Curitiba e Antônio Palocci teve delação premiada homologada

Compartilhe essa matéria:

Lula permanece preso na Polícia Federal em Curitiba e Antônio Palocci teve delação premiada homologada

Fachin nega recurso de Luiz Inácio Lula da Silva e julgamento é cancelado na Segunda Turma do Supremo

Negado o pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro Edson Fachin, relator do Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin – Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Como resultado, Lula não poderá aguardar em liberdade o julgamento de um recurso.

Além de permanecer preso, foi suspenso o julgamento que ocorreria na próxima terça feira (26) na Segunda Turma do Supremo.

A vice-presidente do TRF4, Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Maria de Fátima Labarrère rejeitou pedido para que a condenação de Lula fosse analisada pela Segunda Turma.

Logo após a decisão do TRF4, foi divulgado o despacho do Ministro Fachin. O relator do Lava-jato afirmou que referida decisão impede o julgamento no Supremo.

 

 

Urgência na suspensão da condenação de Lula

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Foto Juca Varella/Agência Brasil

Definitivamente, a defesa do ex-presidente disse estranhar a decisão do TRF-4, que saiu às vésperas do julgamento no Supremo. Deste modo, prometeu entrar com recurso. Simultaneamente, a defesa busca urgência na suspensão da condenação pela Segunda Turma, visto que:

  •  o ex-presidente poderia deixar a prisão imediatamente.
  • Lula é pré-candidato à Presidência e tem seus direitos políticos limitados com a execução da condenação, que não é definitiva.

Luiz Inácio Lula da Silva está preso há dois meses, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após condenação de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá.

 

Antonio Palocci: homologada delação premiada

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre homologou a delação premiada do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci com a Polícia Federal.

Ex-ministro Antônio Palocci: homologada sua delação premiada. Foto Agência Brasil

 

A homologação foi possível visto validação pelo Supremo Tribunal Federal  da autorização legal para que os delegados das polícias Civil e Federal negociem delações premiadas, conforme previsto na Lei de Organizações Criminosas.

 

 

Considerando que os depoimentos estão em segredo de Justiça, não foi divulgado o teor da delação.

Juiz Sérgio Moro – Foto Lula Marques Agência-PT-3

Palocci está preso desde setembro de 2016 em função das investigações da Operação Lava Jato. O ex-ministro fechou os termos da delação com a polícia federal, posteriormente aos  procuradores do Ministério Público Federal rejeitarem o acordo.

O ex-ministro foi condenado pelo juiz Sérgio Moro. Por corrupção passiva e lavagem de dinheiro teve pena de 12 anos, dois meses e 20 dias de prisão.

 

 

 

 

Veja também:

==> Eleições 2018 – Sem Lula, Jair Bolsonaro lidera a corrida presidencial

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Luiz Inácio Lula da Silva permanece preso na Polícia Federal em Curitiba e Antônio Palocci teve delação premiada homologada

Comments are closed.