Lobo Marinho

Lobo marinho vira atração na praia de Itaipuaçu

Compartilhe essa matéria:

Lobo marinho vira atração na praia de Itaipuaçu

Nesta terça-feira (07/08), os banhistas que estavam na orla da praia de Itaipuaçu foram surpreendidos com a presença de um lobo marinho. Segundo especialistas, ele é da espécie subantártico (Arctocephalus tropicalis).

De acordo com veterinários do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (MAQUA) da Uerj, trata-se de um macho sub-adulto. Medindo cerca de 1,30 metro de comprimento e pesando, aproximadamente, 50 kg. Mais facilmente encontrado nas águas ao sul dos oceanos Pacífico e Atlântico e, também, em partes do Índico.

Segundo banhistas presentes, o lobo marinho chegou à praia na parte da manhã e, logo, atraiu a atenção dos curiosos. Assim sendo, quem estava no trecho em frente à Avenida Zumbi dos Palmares pode conferir de perto a atração. A equipe do Programa de Monitoramento de Praias da Petrobras isolou a área em que ele foi encontrado. Área essa, que é cuidada pela equipe do Grupamento de defesa Ambiental da Guarda Municipal.   

Lobo Marinho
Equipes monitoram lobo marinho – Foto: Marcos Fabricio

De acordo com a veterinária do MAQUA, Joana Ikeda, foi encontrado próximo dali, no ano passado, outro animal da mesma espécie. Na enseada do Bananal, entre o Recanto de Itaipuaçu e a Itacoatiara, em Niterói.

“Há registros também desse mamífero encontrado até no Ceará, mas é algo bem raro. O que ocorre é que esses machos jovens ainda não disputam território com outros e, por isso, viajam bastante pelos oceanos. Certamente esse parou aqui para descansar depois de muitos dias nadando e pode ficar aqui por um bom tempo. Enquanto ele estiver aqui iremos monitorá-lo”, afirmou Joana Ikeda.

Por se tratar de algo raro, o surgimento do mamífero fez os curiosos circularem pelo local durante todo o dia. Embora alguns tenham sido impedidos de se aproximar muito do lobo marinho, outros fizeram questão de fotografar o animal na areia.

 

Veja também

===> https://m1newstv.com/sarampo-e-polio-campanha-de-vacinacao/

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias 🎤🎥

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: