Lei Aldir Blanc

Lei Aldir Blanc e Casa de Cultura – a Cultura vitoriosa

Compartilhe essa matéria:

Alegria para a classe artística; sancionada a Lei Aldir Blanc!

A cultura e sua grande vitória !! Foi sancionada, em 29/06/2020,  a Lei Aldir Blanc; a saber,  Lei Emergencial de Auxílio aos Artistas e Entidades Culturais.

Uma vitória sem dúvida! Entretanto, neste momento seguinte, é necessário buscar o entendimento desse repasse emergencial. 

 

 

 

Assim, a comissão formada por artistas da cidade, o Fórum Cultural de Maricá, ainda tem muito trabalho a ser desenvolvido.

 

Diante da necessidade de encaminhamento necessário para aplicabilidade da Lei 1075, a Diretoria do Fórum Cultural de Maricá tem promovido reuniões para traçar estratégias e colaborar na gestão pública das ações voltadas ao coletivo e aos trabalhadores da arte.

 

Lei de Emergência Cultural 1075 sancionada

 

De acordo com o Fórum Cultural de Maricá:

 

“Temos a lei mais não temos as formas de desembolso. Temos trabalhadores em estado de atenção, logo não podem ficar esperando a criação de editais ou outra forma de acesso; uma vez que a lei segue o formato também de auxílio emergencial como foi o auxílio do governo de 600 reais.”

 

Atenção: Guia Fácil para a Lei Aldir Blanc

 

O mandato da deputada federal e relatora da Lei Aldir Blanc, Jandira Feghali, lançou um “Guia Fácil para Lei Aldir Blanc com todas as informações básicas sobre o texto em vigor”.

 

Tudo de fácil acesso, resumido e didático. Como o recurso vai chegar na mão dos trabalhadores da Cultura, quanto será para Estados e os 5,5 mil municípios e muito mais!

 

Então, clique na imagem e entenda a Lei, desde a sua construção; as pessoas físicas e espaços culturais que poderão ser beneficiados; origem do recurso; as linhas de crédito disponibilizadas para a Cultura; valor destinado aos estados e municípios; e respostas às dúvidas mais frequentes.

 

Sem dúvida, um guia muito bem feito, objetivo e completo.

 

GUIA FÁCIL PARA A LEI ALDIR BLANC

 

Para entender mais ainda, uma vídeo conferência 

 

Enfim, com o propósito de elucidar as questões, será realizada vídeo conferência, em 03/07/2020 às 18 h, pelo Facebook e pelo YouTube do Fórum Cultural de Maricá. 

 

Vídeo Conferência Lei 1075

 

Estarão presentes ao momento: Sady Bianchin, Secretário de Cultura de Maricá; José Facury, Conselheiro Estadual; Alexandre Santini, Gestor Cultural; Everaldo Rocha, Conselheiro Estadual e Raquel Simões, Presidente do FCM.

 

Enfim, os links estarão disponíveis 1 hora antes do evento. 

 

Acima de tudo, outra imensa alegria para a Cultura! 

 

Casa de Cultura - restauração concluída

 

Após 5 anos em processo de restauração, um dos mais relevantes patrimônios históricos da cidade, a Casa de Cultura, será entregue à população. Em cerimonial a ser transmitido pelo facebook da Prefeitura Municipal no dia 03/07, às 10 h, a população poderá acompanhar este momento. Com efeito, momento muito aguardado por todos.

 

Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a construção colonial, que ficou pronta em 1841, já foi cadeia pública, sede da Prefeitura e da Câmara Municipal. Clique aqui e conheça um pouco da Casa de Cultura, testemunha do passado histórico de Maricá.

 

A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro. 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: