arte e cultura fórum cultural

Cultura de Maricá: classe artística pede ajuda

Compartilhe essa matéria:

A arte e a cultura pedem auxílio

A saber, no momento de quarenta para contenção da pandemia do #coronavirus, diversas classes estão sofrendo com a falta de trabalho e de meios de sua subsistência. Assim, a M1NewsTV apresenta as medidas que estão sendo buscadas para os fazedores de arte e cultura do município de Maricá.

Antes de mais nada, as informações contidas nos textos abaixo foram fornecidas pelos respectivos gestores.

 

 Da Secretaria de Cultura de Maricá

Diante do enfrentamento ao coronavírus, que demanda medidas no sentido de ajudar os moradores de Maricá nesse período em que todos temos de nos isolar socialmente, propomos ao Gabinete do Prefeito um edital da cultura que se encontra em análise pela Procuradoria do município. Do mesmo modo, propomos outros caminhos para que os profissionais da arte não precisem sair de casa; e, permaneçam em seus lares sem que sejam prejudicados social e financeiramente.

 

Assim, alinhada à política de valorização do ser humano, praticada pelo prefeito Fabiano Horta, estamos buscando maneiras de auxiliar a classe artística do município. Com efeito, pessoas que vivem da arte em geral, a fim de que possam obter proteção financeira durante esse momento difícil pelo qual passamos.

Precisamos nos unir e estarmos certos de que ninguém será esquecido. Portanto, fiquem calmos, porque estamos trabalhando incansavelmente, junto com o prefeito, para que tudo transcorra sem maiores sobressaltos para todos. Sigamos confiantes.

Andréa Cunha

Secretária de Cultura de Maricá.

 

Do Fórum Cultural de Maricá (FCM)

 

O Fórum Cultural de Maricá tem como missão fortalecer a classe artística de nossa cidade.

Estabelecemos um diálogo permanente nesse momento de crise com a Secretaria de Cultura e poder legislativo para minimizar o impacto da pandemia no trabalhador.
O Programa de Amparo ao Trabalhador proposto pelo executivo incluirá emendas que possam beneficiar a nossa classe Artística de maneira mais ampla possível.
Estamos no aguardo do decreto para que possamos on LINE nos cadastrar e receber o benefício destinado aos trabalhadores informais e autônomos.
Temos também tramitando um edital proposto pela Secretaria de Cultura aguardando análise que conjuntamente irá atingir os que não foram contemplados no PAT; a saber, Programa de Amparo ao Trabalhador.
O momento é de cooperação e colaboração.
Todos nós estarmos muito empenhados em construir uma política Cultural que beneficie nossa classe.
Raquel Simões
Presidente do FCM
Presidente do MCDR

 O FCM também tem promovido junto ao Coletivo ações integradas que causem sensibilização da sociedade para o momento que estamos enfrentando.

Telefone do Fórum Cultural de Maricá: (21) 98558-9914

 

Reunião do Conselho Estadual de Cultura

O artista plástico Everaldo Rocha, Conselheiro Estadual de Cultura – Representante da Sociedade Civil, Região Leste Fluminense, participou de uma reunião do Conselho Estadual de Cultura, junto com a Secretária Estadual de Cultura, Daniele Barros.

Everaldo Rocha mostrou sua preocupação com a classe artística que vai ficar sem espaços para trabalhar durante esse período. Além disso, mostrou preocupação com os muitos editais e projetos paralisados, até tudo se normalizar.

 

Nas palavras de Everaldo Rocha:

“A Cultura, como sempre, é um dos setores que mais sofre em épocas de crises. Aliás, estamos quase sempre sendo negligenciados. Desse modo, nós, o Conselho Estadual de Cultura está lutando para que os artistas não passem por tantas dificuldades devido a crise causada pela pandemia.

Assim, hoje (27/03/2020) estivemos nesta reunião tentando ver caminhos para amparar os 92 municípios, mas ainda nos deparamos com diversos problemas que deviam está solucionados. Antes de mais nada, a Secretaria Estadual se dispôs a doar através do Fundo Estadual verba para editais, de fundo a fundo, aos municípios.

Entretanto, o problema é que, no Estado do Rio de Janeiro, dos 92 municípios apenas 22 deles tem o Fundo de Cultura regularizado. Maricá, mesmo, neste momento não poderá receber essa verba, pois não estamos organizados quanto a isso.

O que ainda nos conforta é que possuímos capital que nos dá um certo amparo e o Governo local tem feito sua parte.

Mas, e os municípios que não possuem? Como faremos para ajudar?

A Secretária de Cultura do Estado está disponibilizando uma equipe para ajudar a regulamentação desses municípios que não estão regularizados. Porém, o momento agora não é favorável para por em prática tais ações da criação do CPF da Cultura nos municípios.

Outra ação é a criação de editais para todo o Estado, vindo da Secretaria Estadual de Cultura. Nós, conselheiros, solicitamos a Secretária Daniela Barros que os editais sejam territoriais, pois assim atenderia as características de cada município. Não serão muitos contemplados, apenas mil artistas, mas já é alguma coisa, pois temos que atender as 92 cidades. Estamos nessa corrida, todos juntos.”

 

Arte e Cultura defendida nas palavras de Rafaela Lima, ativista social:

“É um momento difícil para todos. Todas as classes trabalhadores sentirão os impactos. Alguns municípios e estados estão se mobilizando, e viabilizam programas de amparo aos trabalhadores e alguns setores que precisam também de ajuda pois, se fecharem suas portas, a lista de desempregados será maior ainda.

Viveremos um período de depressão econômica, e no Brasil será maior do que em outros países. Não possuímos uma economia forte, e ainda nem nos recuperamos da ultima crise pela qual passamos.

Mas quando olhamos pra os trabalhadores da cultura, o problema vai mais adiante.

Pois estes, que já enfrentam dificuldades para encontrar locais para trabalhar e com a escassez dos editais, perderão mais espaços ainda. Muitos terão que esperar a recuperação do mercado para voltar a atuar.

E, como viverão até as coisas normalizarem? Quando os editais voltarão a acontecer? Quando é que aquele restaurante voltará a contratar um músico, por exemplo?

Enfim, precisamos pensar em medidas a longo prazo, também. Pois o efeito dessa crise será acentuada de forma diferente para cada classe trabalhadora.

Todo a apoio governamental agora é fundamental para não deixarmos nosso patrimônio cultural mais precioso morre, que são nossos artistas.”

 

foto Destaque: Fórum Cultural de Maricá

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: