agricultura

Iniciativas de segurança alimentar de Maricá são selecionadas pelo Ministério da Agricultura

Compartilhe essa matéria:

Baldinho do Bem e Fábrica de Desidratados são classificadas como experiências inspiradoras e serão disponibilizadas no site da Fiocruz

A Prefeitura de Maricá foi selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) por realizar, de forma exitosa, dois projetos de sistemas agroalimentares saudáveis, sustentáveis e justos. O Baldinho do Bem e a Fábrica de Desidratados Prefeito Édio Muniz, iniciativas da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, foram incluídas na chamada pública federal nº 09/2023 feita em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

O objetivo é identificar e divulgar experiências que possam incentivar políticas públicas por meio de relatos inspiradores. Os dois projetos de Maricá serão publicados pelo Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar na Promoção da Saúde e de Sistemas Agroalimentares Saudáveis e ficarão disponíveis no site da Fiocruz. Ao todo, 47 experiências de todo o país foram incluídas no edital.

A secretária Mariana Príncipe destacou que o município terá documentada a metodologia do Baldinho do Bem com a Feira da Agricultura Circular e a Fábrica de Desidratados Municipal, que ficarão disponíveis para todos os municípios replicarem.

“Significa o reconhecimento do nosso trabalho e das políticas públicas que colocam Maricá como referência no cenário nacional e internacional em prol da alimentação saudável, fomento à agricultura e a sustentabilidade”, afirma Mariana.

Iniciativas selecionadas

O Baldinho do Bem é um projeto de compostagem, onde 1.200 voluntários cadastrados colocam os resíduos de alimentos crus em baldes distribuídos pela secretaria. Em troca, os voluntários recebem as culturas colhidas na praça (hortaliças, legumes, frutas, ervas e pimentas) ou alimentos da Fábrica de Desidratados.

Esse projeto integra a Agricultura Circular realizado desde março de 2023 na Praça Agroecológica de Araçatiba e já atingiu a marca de 7,8 toneladas de alimentos compostados. O material recolhido (cascas de legumes, frutas e cascas, borra de café, filtro de papel de café usado e casca de ovo) é transformado em adubo para produção de alimentos orgânicos nos jardins comestíveis de Maricá – praças agroecológicas de Araçatiba e Flamengo, nas hortas de Guaratiba, Parque Nanci, Itapeba, Marine (São José do Imbassaí) e Bambuí, e na Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado. Nesses locais são produzidos alimentos sem agrotóxicos e que podem ser colhidos de graça por moradores e turistas.

Já na Fábrica de Desidratados, em Ubatiba, a Prefeitura compra de 31 produtores locais 1.300 kg, em média, por semana de bananas, aipim e batata doce, que são embaladas à vácuo. As bananas são desidratadas e o aipim e a batata doce são minimamente processados. O objetivo é prolongar o tempo de validade dos alimentos, para que os agricultores possam ter seu produto disponível para comercialização por mais tempo.

Os alimentos são entregues em escolas públicas de Maricá, no Restaurante Municipal Mauro Alemão (Inoã), nos hospitais municipais Conde Modesto Leal (Centro) e Dr. Ernesto Che Guevara (São José do Imbassaí), instituições indicadas pelos equipamentos de Assistência Social do município, como Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), instituições sem fins lucrativos e projetos sociais. Também ficam disponíveis à população em feiras e eventos promovidos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

Foto: Clarildo Menezes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: